Rumos da sucessão

Por José Ronildo – Para alguns analistas, o cenário na Paraíba, ainda é de indefinição e que muita coisa ainda pode acontecer até junho do próximo ano. O fato é que a política paraibana bem tomando novos rumos e muita coisa inda poderá acontecer.
O senador Efraim Filho (União), por exemplo, se reuniu com o ex-governador Cássio Cunha Lima, em Brasília. A reunião serviu para os dois tratassem com mais aprofundamento, da realidade política da Paraíba, especialmente no campo da oposição.
O movimento foi importante para Efraim, que busca consolidar sua pré-candidatura ao governo do Estado. Para isso, o senador busca o apoio integral do grupo Cunha Lima. No último final de semana, Efraim e Pedro foram fotografados juntos em um evento social.
Efraim acelerou o cerco aos Cunha Lima após o rompimento do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena com o governador João Azevêdo e sua saída do PP de Agnaldo. O filho de Cássio, Pedro, também nega que esteja fora da disputa. Cícero pode se filiar ao MDB de Veneziano, mas não tem garantias de que será o candidato da oposição.
LEIA TAMBÉM:
João tem reafirmando que vai se afastar do governo em abril e que Lucas será o candidato a governador. O PT, por sua vez, que é aliado de João vem sendo assediado por Cícero e Veneziano. Este último teria tratado do assunto com Lula. Lucas poderá deixar o PP, caso os ribeiros não fiquem com o comando da federal, bem como, para facilitar essa aliança com o PT e o apoio a Lula.
Espaços
O deputado estadual Júnior Araújo vem ampliando seus espaços dentro da Prefeitura de Cajazeiras, numa movimentação que já é vista como a criação de um núcleo político próprio no coração da gestão municipal. O movimento ocorre em meio à indefinição do ex-prefeito Zé Aldemir (PP), que ainda não se definiu se será candidato a deputado estadual ou federal em 2026.
Temendo perdas e buscando consolidar sua base, Júnior marca território e mostra que pretende chegar às próximas eleições com um time robusto, independente do rumo tomado por Zé.
A leitura nos bastidores é clara: ainda que o ex-prefeito recue, o parlamentar já terá fincado raízes e contará com uma estrutura sólida dentro do governo. (Resenha politika).
Compromisso
Segundo informações, quando foi celebrada a aliança com Júnior Araújo, não houve acordo formal para Aldemir sair para federal. Já Paula teria dito que não pretendia mais de disputar um mandato de deputada estadual, principalmente por conta do desejo do esposo, Zé Aldemir de encerrar sua vida pública como deputado federal. Seria a coroação de uma brilhante trajetória política, mas os acontecimentos, parece que ganharam outros contornos.
CURTAS
Manifestantes ocuparam a Avenida Paulista e Copacabana no Rio, além de 25 capitais para protestar com a anistia dos acusados de tentativa de golpe, incluindo o ex-presidente Bolsonaro, além da PEC da Blindagem.
A interferência dos Estados Unidos em assuntos internos do Brasil, a PEC da Blindagem e a proposta de anistia botou a esquerda novamente nas ruas, fortalecendo o ex-presidente Lula.
A vice-prefeita Dinorah Ramalho é o nome forte para suceder Ceninha Lucena em 2028, em Bonito de Santa Fé.
O deputado estadual Cabo Gilberto achou pouco a blindagem aos parlamentares. Ele disse que queria muito mais, sem medo do que pensa a opinião pública.
O suplente da senadora Daniella Ribeiro, Diego Tavares divergiu do seu partido e disse que vai ficar com Cícero Lucena, pré-candidato ao governo do Estado.
Repercussão negativa fez deputados e deputadas pedirem desculpas pelo voto favorável a PEC da Blindagem. Teve deles que quase chorou.
O governador de São Paulo Tarcísio de Freitas descartou disputar a Presidência da República. Prefere disputar à reeleição. Era o melhor nome da direita para enfrentar o presidente Lula.
As pesquisas eleitorais têm mostrado que Cícero continua muito bem junto ao eleitorado da Capital e região metropolitana. Já Lucas Ribeiro projeta o apoio de 180 prefeitos à sua pré-candidatura ao Governo do Estado.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.

Deixe seu comentário