header top bar

Petson Santos

section content

Salomão, um visionário que fez o Sertão acreditar que pode MAIS!

03/12/2023 às 20h37 • atualizado em 05/12/2023 às 07h53

Salomão Gadelha ao lado do presidente, Lula (Foto: Arquivo)

Quem conheceu o homem e político Salomão Gadelha sabe que ele era um visionário. À frente do seu tempo, foi ele que implantou, quando prefeito de Sousa, a primeira unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em uma cidade do Sertão da Paraíba. Até a data da inauguração, em 30 de outubro de 2005, os serviços do SAMU só existiam em Campina Grande e João Pessoa. Recordo que na época, quando governou Sousa entre 2002 e 2008, Salomão fez várias viagens a Brasília para que o atendimento fosse implantando. Ele era um líder que pensava fora da caixa. Recordo também que, na época, apenas para a microrregião de Sousa não era possível trazer o SAMU. Era preciso a junção das regiões de Sousa e Pombal, e foi assim que o serviço foi instalado, beneficiando ao menos 15 cidades: Aparecida, Cajazeirinhas, Lagoa, Lastro, Marizópolis, Nazarezinho, Paulista, Pombal, Santa Cruz, São Bentinho, São Domingos do Pombal, São Francisco, São José da Lagoa Tapada e Vieirópolis.

ENERGIA SOLAR – Outra visão à frente do seu tempo que Salomão Gadelha teve foi a implantação de placas de captação e produção de energia solar na prefeitura de Sousa. Naquela altura, o apelidaram de “louco”, alegando que aquilo não daria certo. Mesmo assim, Salomão fez e deu certo.

Infelizmente, o prefeito que lhe sucedeu mandou tirar alegando que o sistema não funcionava a contento.

Hoje, a gente vê que Salomão estava certo. A energia solar é real e cada vez mais necessária. Gestores públicos com visão estão instalando esse serviço para obter economia nas despesas melhorar as finanças dos municípios, sem contar que colabora com a produção de energia sustentável e renovável.

Salomão Gadelha foi prefeito de Sousa de 2002 e 2008 (Foto: Arquivo)

INSTALAÇÃO DO CAPS E DO CCBNB – Lembro que na época do prefeito Salomão Gadelha eu trabalhava na Rádio Oeste AM e dava meus primeiros passos no jornalismo digital, com o recém-criado portal Diário do Sertão, e sempre que ouvia falar em Sousa, lembrava imediatamente de Salomão, pois, além do SAMU e da energia solar, foi ele que implantou na sua gestão o primeiro CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) da região. Com essa importante novidade, pessoas com problemas mentais puderam encontrar um tratamento mais humanizado e deixaram de ficar à margem da sociedade. Não podemos esquecer da sua influência política para implantar em Sousa o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), um equipamento de incentivo à produção cultural que mudou a cara da região.

DAESA SERIA PARA MELHORAR E NÃO PARA PIORAR A VIDA DO POVO – Contudo, foi com a criação do DAESA (Departamento de Águas e Esgotos e Saneamento Ambiental de Sousa), em 2004, que eu fiquei ‘com um pé atrás’ em relação ao filho caçula de Zé Gadelha, pois deixar de depender dos serviços da CAGEPA (Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba) para ter um serviço próprio de distribuição de água e tratamento de esgoto, no meu entendimento, não era viável. Porém, Salomão alegou que a nova empresa municipal ia melhorar o serviço porque, além de isentar as famílias de baixa renda de algumas tarifas, possibilitando, assim, uma melhoria de vida para os mais necessitados, a municipalização da distribuição de água lhe dava condição para buscar recursos federais, área de atuação política onde ele transitava muito bem, para melhorar os serviços. Só que ele não contou que não ficaria à frente da gestão nos anos conseguintes. Após entrar outro prefeito, não foi dado prosseguimento aos investimentos no DAESA e o município também não devolveu à CAGEPA a função da distribuição de água. Infelizmente, o que era para ser a solução de alguns gargalos, se tornou o caos administrativo que a gente vê hoje em dia em Sousa.

Salomão ficou famoso por seus bate-papos com o povo mais simples sentado em um banquinho (Foto: Arquivo)

UM DISCURSO INCOMPARÁVELSalomão Gadelha faleceu no dia 25 de novembro de 2015, vítima de acidente automobilístico. Advogado de formação, tinha um discurso que prendia as pessoas. Também ficou famoso por seus bate-papos com o povo mais simples sentado em um banquinho, também chamado de tamborete por aqui. Homem de gestos simples, Salomão amava sua cidade. Nunca ouvi dizer que tenha perseguido algum funcionário público ou alguém da imprensa. Tinha um sorriso fácil, mas de voz emblemática. Uma frase ficou marcada em um de seus discursos ao povo de Sousa: “Quando olharem para o SAMU, vão se lembrar de mim”.

Em uma das suas entrevistas à emissora que eu trabalhava, Samolão destacou que o petróleo iria jorrar nas terras do Rio do Peixe. Em outro momento, disse que Sousa seria a primeira cidade a ter um shopping e assim o fez. E eu ficava vibrando, pois sempre acreditei e torci por tudo que vem para nosso Sertão. Sempre digo que o que vem para Sousa, vem para Cajazeiras; e o que vem para Cajazeiras, vem para Sousa. São cidades irmãs e muito próximas, apenas 40 quilômetros de uma para outra.

Salomão Gadelha foi prefeito de Sousa de 2002 e 2008 (Foto: Arquivo)

Se você chegou até aqui, pode se perguntar: por que Petson escreveu hoje sobre Salomão Gadelha? Eu lhe respondo que, inspirado nele, um jovem de Cajazeiras, na época, com menos de 25 anos ouvia suas palavras e entrevistas e pensava: a gente pode mudar a cara deste Sertão. Vamos pensar pra frente e não em bandeiras políticas. Deixemos de lado as “guerras de ideologias” e vamos lutar para trazermos mais cursos universitários para nossa região, incluindo o Vale do Piancó (que até pouco tempo não tinha perspectiva disso, mas agora vai ter seu primeiro curso superior no IFPB, o curso de Engenharia Civil). Briguemos pela instalação do Hospital de Traumas, pela duplicação da BR-230, por mais leitos e residências para o Hospital Universitário do Sertão, pelo Centro de Hemodinâmica para nossa região.

Vamos que vamos, gente! Ótima semana para todos, viva nosso Sertão e salve Samolão Gadelha, um homem sábio à frente do seu tempo! Que daí de cima ele interceda por Sousa e pelo Sertão.

Petson Santos

Petson Santos

Petson Santos é radialista e formado em administração de empresas pela FASP. Foi diretor de jornalismo das Rádios Cidade FM, Oeste AM e Alto Piranhas AM, ambas de Cajazeiras. Apresentou os programas Rádio Verdade (Arapuan FM), Jornal da Manhã (Oeste AM) e Rádio Vivo (Alto Piranhas AM). Hoje é Diretor presidente do Sistema Diário de Comunicação. WhatsApp: (83) 98802-4576

Contato: [email protected]

Petson Santos

Petson Santos

Petson Santos é radialista e formado em administração de empresas pela FASP. Foi diretor de jornalismo das Rádios Cidade FM, Oeste AM e Alto Piranhas AM, ambas de Cajazeiras. Apresentou os programas Rádio Verdade (Arapuan FM), Jornal da Manhã (Oeste AM) e Rádio Vivo (Alto Piranhas AM). Hoje é Diretor presidente do Sistema Diário de Comunicação. WhatsApp: (83) 98802-4576

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: