header top bar

section content

Alunos do CFO-BM participam de exercício de sobrevivência no campo

Serão realizadas oficinas tanto na parte de salvamento em altura, quanto terrestre e de atendimento pré-hospitalar.

Por Priscila Belmont

05/04/2017 às 16h58

No local, 20 alunos do Curso de Formação de Oficiais passarão três dias acampados. (Foto Ilustrativa)

Para ensinar aos futuros aspirantes a oficiais do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) lições de sobrevivência e salvamento em situações inóspitas, a instituição promove uma atividade de campo, no Parque Estadual da Pedra da Boca, município de Araruna. No local, 20 alunos do Curso de Formação de Oficiais passarão três dias acampados, aprendendo a como utilizar os recursos da natureza, através de instruções teórico-práticas.

Conforme o comandante da Academia de Bombeiro Militar Aristarcho Pessoa, major Flaubert Wesley Barbosa, a atividade teve início às 5h desta quarta-feira (5), quando a turma se deslocou do Centro de Educação da Polícia Militar, em Mangabeira, na Capital, para o município de Araruna.

Segundo ele, todos os ensinamentos e simulações a serem feitas terão o objetivo de aproximar o aluno de situações que eles poderão vivenciar na atividade diária de socorro. Serão realizadas oficinas tanto na parte de salvamento em altura, quanto terrestre e de atendimento pré-hospitalar.

Logo no primeiro dia, conforme o major, os cadetes aprenderão técnicas de obtenção de água e comida, utilizando a fauna e a flora para a sobrevivência. Eles também serão orientados sobre o uso de bússolas e mapas para se deslocar no terreno; além de aprenderem a construir o próprio abrigo.

“Após esses três dias de treinamentos, eles retornarão a João Pessoa na sexta-feira (7), onde serão recebidos pelos parentes no auditório do Quartel do Comando Geral, às 17h”, informou o major Flaubert.

Secom

Recomendado pelo Google: