header top bar

section content

Prefeitura de São José de Piranhas implanta programa de atendimento de saúde com consultas a domicílio

O programa visa atender os pacientes que apresentam alguma dificuldade de locomoção para ir até uma Unidade de Saúde e também aqueles que o tratamento domiciliar é o mais indicado

Por Tanammy Freire

24/01/2020 às 14h40 • atualizado em 24/01/2020 às 14h47

Equipe de profissionais que fará os atendimentos, durante o curso preparatório

O prefeito Chico Mendes, juntamente com a Secretaria de Saúde, está implantando em São José de Piranhas, o programa “Melhor em Casa”. Para atender pacientes em casos especiais que necessitam de atendimento em casa, será formada uma equipe multiprofissional para fazer consultas em domicílio. O programa já começa a funcionar a partir da próxima segunda-feira (27).

Débora Rangel, subsecretária de saúde, está à frente do projeto e ressaltou que no início o programa terá uma equipe composta por seis profissionais, incluindo um médico, uma enfermeira, três técnicos de enfermagem e um fisioterapeuta. Mas segundo ela, futuramente o programa será ampliado e serão inclusos mais profissionais de outras áreas.

Para preparação dos profissionais, que formarão as equipe, está sendo realizado um treinamento na Secretaria Municipal de Saúde.

A idealização do programa “Melhor em Casa” é do Ministério da Saúde e visa atender os pacientes que apresentam alguma dificuldade de locomoção, para ir até uma Unidade de Saúde, e também aqueles que o tratamento domiciliar é o mais indicado.

Será feito um mapeamento para identificar os pacientes que necessitam do atendimento em domicílio para que possa ser organizado o funcionamento dos atendimentos nas residências.

VEJA TAMBÉM

Chico Mendes anuncia aumento salarial de 13% para professores da rede municipal de São José de Piranhas

Conheça os benefícios do Melhor em Casa

  • Melhorar e ampliar a assistência no SUS a pacientes com agravos de saúde, que possam receber atendimento humanizado, em casa, e perto da família;
  • Estudos apontam que o bem estar, carinho e atenção familiar, aliados à adequada assistência em saúde são elementos importantes para a recuperação de doenças;
  • Pacientes submetidos a cirurgias e que necessitam de recuperação, quando atendidos em casa apresentam redução dos riscos de contaminação e infecção;
  • Melhor em Casa representa um avanço para o sistema público de saúde, já que ajudará a desocupar os leitos hospitalares, proporcionando um melhor atendimento e regulação dos serviços de urgência dos hospitais.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: