header top bar

section content

Sertão e Alto Sertão deve chover até 480 milímetros no primeiro trimestre de 2021, divulga Aesa

A previsão é de que as chuvas ocorram dentro da normalidade, entre os meses de janeiro e março. Os índices pluviométricos devem ficar próximos da média histórica.

Por Juliana Santos

23/12/2020 às 18h56 • atualizado em 23/12/2020 às 19h49

Os meses de fevereiro e março fazem parte do início do período mais chuvoso das regiões Alto Sertão e Sertão. (Foto: Diário do Sertão)

A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa) divulgou o prognóstico climático para o primeiro trimestre de 2021, na Paraíba. A previsão é de que as chuvas ocorram dentro da normalidade, entre os meses de janeiro a março, e os índices pluviométricos devem ficar próximos da média histórica. No Sertão, deve chover 385 milímetros e no Alto Sertão, 480 milímetros.

Já na região do Litoral, a média histórica para o próximo trimestre é 354 milímetros. No Brejo, 276 milímetros. Agreste, 198 milímetros. Cariri/Curimataú, 204 milímetros. Os meteorologistas consideram como faixa de normalidade da pluviometria uma variação de até 25% (para mais ou menos) nestes valores.

VEJA TAMBÉM

Segunda quinzena de dezembro terá chuvas no Sertão da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará

O primeiro mês do ano inicia a pré-estação chuvosa no semiárido paraibano e os meses de fevereiro e março fazem parte do início do período mais chuvoso das regiões Alto Sertão, Sertão e Cariri/Curimataú. De acordo com o prognóstico climático emitido pelo Aesa.

A previsão foi realizada em conjunto por especialistas em meteorologia da Aesa, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh-AL), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/Instituto de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Os meteorologistas analisaram as condições climáticas durante a reunião virtual “Análise climática para o Nordeste”.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: