header top bar

section content

VÍDEO: Diretora da UPA de Cajazeiras mostra usina de oxigênio e reage a denúncia realizada ao CRM

Rayane Saturnino afirmou que não faltou oxigênio na unidade e que o Governo da Paraíba enviou uma usina de oxigênio que está em fase de instalação.

Por Juliana Santos

24/03/2021 às 18h07

Em entrevista ao programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão, Rayane Saturnino, diretora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cajazeiras, no Sertão paraibano, esclareceu o motivo da transferência dos pacientes para o Hospital Regional da cidade, na última sexta-feira (19). O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) divulgou uma nota no sábado (20), por meio das redes sociais, em que detalhava que médicos teriam denunciado desabastecimento de oxigênio na unidade.

De acordo com Rayane, ocorreu uma instabilidade na rede de abastecimento, devido um atraso do caminhão que reabastece a UPA de oxigênio. “Não faltou oxigênio, o fornecedor de oxigênio me ligou e disse que houve um problema no abastecimento e que o caminhão iria atrasar, não iria chegar na hora combinada”, detalhou

Diante da informação, a diretora da UPA entrou em contato com o diretor do HRC, Manoel Telamon para verificar a disponibilidade de leitos para transferir os pacientes que necessitavam de oxigênio.

VEJA TAMBÉM 

Devido nível baixo de oxigênio pacientes com Covid da UPA são transferidos para o Regional de Cajazeiras

Os 08 pacientes da Unidade de Pronto Atendimento foram regulados pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR) da Secretária Estadual de Saúde (SES), e os pacientes foram transferidos 02 para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 05 para enfermaria da Ala Covid-19. O oitavo paciente também transferido estava com outro tipo de doença.

Usina de oxigênio

O governador João Azevêdo enviou uma usina de oxigênio para a UPA de Cajazeiras que está em processo de instalação. E os cilindros utilizados para abastecimento ficará como suporte caso ocorra algum problema na usina.

UPA da cidade de Cajazeiras, Sertão da Paraíba. (Foto: Divulgação)

O atendimento exclusivo Covid-19

Após o Governo da Paraíba determinar o atendimento exclusivo da UPA para paciente Covid, Rayane Saturnino afirmou que o atendimento ficou mais organizado e fluído. Segundo a diretora, na unidade disponibiliza de 04 leitos de UTI, um de isolamento que também UTI, 02 leitos semi-intensiva e 04 leitos de enfermaria.

Por dia, são realizados na Upa de Cajazeiras entre 40 e 50 atendimentos de pessoas com algum sintoma gripal.

Ainda de acordo com a diretora, após avaliação médica caso seja necessário o paciente com coronavírus, pode ficar internado na UPA. “O paciente será avaliado e se for preciso a UPA disponibiliza de exames clínicos, Raio X, tomografia e se for preciso o paciente fica interno”, disse.

DIÁRIO DO SERTÃO

PALAVRA DE VIDA

VÍDEO: Pastor de Igreja Evangélica de Cajazeiras fala sobre depressão e ora pela vida das pessoas

DIAS DE LUTA

VÍDEO EXCLUSIVO: Enfermeira fala do desafio de trabalhar na Ala Covid-19 do Hospital de Cajazeiras

DOE VIDA

VÍDEO: Projeto Mais Enilde pede doações de sangue e medula óssea no Sertão paraibano

OBRA DEMORADA

VÍDEO: Obras de terminal rodoviário de Sousa estão paralisadas há mais de dois anos e população reclama

Recomendado pelo Google:
error: Alerta: Conteudo Protegido !!