header top bar

section content

VÍDEO: Há 7 meses sem repasse da prefeitura, ONG que protege animais pode fechar as portas em Sousa

Diretora financeira da ONG disse que o convênio com a prefeitura não foi renovado e a gestão não explicou o motivo da suspensão

Por Bruno Rafael

28/07/2021 às 21h56 • atualizado em 29/07/2021 às 00h04

A reportagem da Rede Diário do Sertão em Sousa foi acionada para atender a um pedido de socorro da APAS (Associação de Proteção aos Animais de Sousa). Isso pela falta de repasse de um recurso no valor de mil reais que a prefeitura se comprometia em fazer desde 2018. Porém, a ONG afirma que está há sete meses sem receber o valor, pois foi suspenso sem explicação pela gestão.

Em entrevista prestada à nossa equipe, Cícera Araújo, diretora financeira da ONG, revelou que, ao contrário do que estava acontecendo desde 2018, o convênio entre prefeitura e APAS não foi renovado e a gestão não explicou o motivo da suspensão.

“Todo mês de janeiro os convênios são renovados e da APAS não foi. A gente não obteve respostas para saber o motivo e há duas semanas enviamos um requerimento pedindo a volta do convênio, mas a gente obteve o silêncio como reposta”.

Assinado pelo presidente da APAS, Augusto Marques, e pela diretora financeira Cicera Araújo, o requerimento datado de 08 de julho deste  ano pede que a gestão possa renovar o convênio que fornecia subvenção mensal à ONG, além de solicitar também um reajuste do valor, que não ocorre desde o início do convênio.

VEJA TAMBÉM

Morador denuncia matança de animais com armas de fogo e veneno em São João do Rio do Peixe

Há sete meses, ONG não tem repasse da prefeitura (Foto: Bruno Rafael / TV Diário do Sertão)

Leia trecho do quererimento:

“Tenho a honra de dirigir-me a Vossa Excelência , para o fim de, cumprimentando lhe, solicitar a renovação do convênio que fornecia subvenção mensal a esta requerente, para fomentar nosso programa de resgate e acolhimento de animais, alinhado ao controle populacional de cães e gatos, no Município de Sousa, prevendo o recolhimento de animais, tratamento clínico, vermifugação, vacinação e esterilização, ações educativas e de conscientização para propriedade responsável, coibição ao abandono e, ao final, a promoção de adoção destes animais de estimação.

Segundo Cicera, a APAS corre risco de fechar as portas por conta do alto valor de gastos mensais e a falta do repasse feito em convênio prejudica a ONG.

“Estamos muito tristes com isso e correndo o risco de fechar o abrigo, o Lar São Francisco. Nós temos hoje mais de 150 animais, entre cães e gatos, que são saudáveis. Estamos devendo mais de mil reais no laboratório. Temos a medicação que compramos, mais de mil reais por mês; produtos de limpeza etc. Quando juntarmos tudo isso, a dívida chega a mais de vinte mil reais”.

Ao final, Cícera Araújo pontuou que o trabalho da APAS é importante para o controle populacional de animais de pequeno porte e fez um pedido de socorro ao prefeito Fábio Tyrone.

“A gente faz o apelo para que o prefeito Tyrone possa nos repassar o valor atrasado e também possa assinar esse convênio com a gente. O nosso trabalho é importante para a cidade, é saúde pública. Somos referência em tratamento animal de pequeno porte, além do controle populacional”.

Para contribuir com a APAS, basta fazer uma doação via PIX: 21.025.464/0001-22

Outro lado

Não conseguimos manter contato com o setor de Zoonoses do Município para saber o motivo da não renovação do convênio, mas deixamos aqui nosso endereço de e-mail para que o referido setor ou outro órgão vinculado à Prfeitura de Sousa – ou o próprio prefeito – nos mande a sua versão se assim desejar: diariodosertao@gmail.com

O DO SERTÃO

BANDIDAGEM

VÍDEO: Dupla realiza assalto em Coremas e um deles é preso planejando outro roubo na região de Pombal

A CASA CAIU

VÍDEO: Terceira pessoa é presa na Operação Pega Ladrão, da Polícia Civil, em Cajazeiras

ASSASSINATO

VÍDEO: Homem é morto com vários disparos de arma de fogo em via pública de cidade da região de Pombal

SETEMBRO VERDE

VÍDEO: Grupo da Central de Transplantes da PB inicia Campanha no Sertão e fala ao Balanço Diário

Recomendado pelo Google: