header top bar

section content

VÍDEO: Professores de Itaporanga paralisam atividades e adiam aulas para cobrarem reajuste salarial

Profissionais informaram que o prefeito Divaldo Dantas não deu aumento fixado pelo Governo Federal e aderiram à greve

Por Diário do Sertão

14/02/2022 às 17h27 • atualizado em 14/02/2022 às 20h25

Professores da rede pública municipal de ensino de Itaporanga, no Vale do Piancó paraibano, paralisaram as atividades e realizaram um protesto nesta segunda-feira (14), onde cobraram do prefeito Divaldo Dantas (DEM) o reajuste do piso salarial do magistério. A TV Diário do Sertão conversou com a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itaporanga (SISPUMI), Damiana Gomes, e a professora Ana Cláudia, que destacaram que o protesto tem como objetivo a paralisação das atividades durante três dias para fazer uma advertência ao prefeito.

“Fizemos uma reunião, conversamos com o prefeito e ele falou que não tinha dinheiro para dar um piso de 33,24%, mas nós sabemos que é lei e lei tem que ser cumprida. No ano passado nós passamos o ano todinho com o nosso salário congelado, aonde as prefeituras não poderiam ter muitas despesas por conta da pandemia e nós ficamos sem o reajuste. Mas ele vai pagar porque é lei e tem dinheiro na prefeitura”, afirmou Damiana.


VEJA TAMBÉM

Pais protestam no Ministério Público após Prefeitura de Itaporanga ameaçar fechar escola rural

Professores de Itaporanga paralisam atividades por reajuste salarial (Foto: Divulgação)

O Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica (PSPN) teve a maior correção desde o surgimento da Lei do Piso em 2008. Com o reajuste de 33,24% sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), o piso para 2022 será de R$ 3.845,63. Mais de 1,7 milhão de docentes serão beneficiados em todo o país, de acordo com o Ministério da Educação. “Nós vamos lutar por essa causa, vamos levantar a bandeira, não abrimos mão”, completou a professora Ana Cláudia.

Outro lado

Na manhã desta segunda-feira, a equipe da TV Diário do Sertão tentou contato buscando informações da Prefeitura Municipal de Itaporanga, mas não obteve nenhuma resposta sobre o protesto dos professores. Deixamos aqui o e-mail [email protected] para que a gestão municipal nos envie resposta, se assim desejar.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: