header top bar

section content

VÍDEO: Lana Dantas critica reajuste proposto por Tyrone em Sousa: “Estamos reivindicando o que foi combinado”

A proposta de reajuste salarial dos servidores públicos municipais da Prefeitura de Sousa decepcionou uma grande parte dos servidores e está sendo duramente criticada pela oposição na Câmara de Vereadores

Por Priscila Tavares

08/02/2023 às 20h06

A vereadora Lana Dantas (Rede), em entrevista para o programa Olho Vivo, disse que o projeto de reajuste salarial dos servidores municipais enviados pelo prefeito Fábio Tyrone (Cidadania) para a Câmara Municipal é frustrante. Ela afirmou que não há aumento nos salários dos servidores municipais desde 2011 e criticou a proposta enviada pelo Poder Executivo.

“A verdade é que na eleição de 2020 o prefeito municipal, em palanque, prometeu aos funcionários do município de Sousa que daria 30% [dois de 15%] de aumente a toda classe, em geral”, disse a vereadora.

A proposta de reajuste salarial dos servidores públicos municipais da Prefeitura de Sousa, que prevê um parcelamento inicial em quatro meses e variação de porcentagem de acordo com os salários de cada categoria, decepcionou uma grande parte dos servidores e está sendo duramente criticada pela oposição na Câmara de Vereadores.

“A gente não está aqui reivindicando aquilo que não existe, estamos reivindicando o que foi combinado com os colegas, os nove que éramos da base do presidente Novinho [de Carlão]. E como é que hoje você vem aqui entregar um projeto que não está de acordo com o que foi acertado?”, indagou a vereadora.

O projeto de lei número 011, de 07 de fevereiro de 2023, enviado nesta terça-feira (07) pela Prefeitura de Sousa, prevê reajuste salarial que varia de 6,87% a 14,40%, cujos valores serão divididos em quatro parcelas a serem pagas nos meses de fevereiro, julho, novembro e dezembro deste ano. De acordo com as tabelas anexadas ao projeto, o servidor que recebe até um salário mínimo será contemplado com 6,87% de reajuste, enquanto o funcionário que ganha acima de R$ 1.302 terá aumento de 14,40%.

Porém, não foram todas as categorias que entraram na proposta de aumento. Segundo o artigo 3º do projeto, os servidores eletivos (a exceção do Conselho Tutelar), secretários municipais e assemelhados, magistério (inclusive ativos e inativos), supervisores escolares (inclusive ativos e inativos), ouvidor geral, diretor de zeladoria, superintendente de convênios, consultor jurídico e analista jurídico não serão contemplados.

“Ele está faltando com a verdade, porque se ele tivesse dito ‘nós não vamos conseguir pagar o aumento que sempre desejamos pagar, mesmo sabendo que todos merecem, mas nós não vamos conseguir pagar esse ano 15%’, não teria problema nenhum, que a gente sabe da crise que o país está enfrentando”, falou a parlamentar.

Lana Dantas destaca que o ultimo reajuste municipal dos salários dos servidores da cidade de Sousa aconteceu em 2011. Ela disse ainda que o gestor que não paga os salários dos servidores públicos em dia deve ir para a prisão.

“O prefeito que não paga o funcionário em dia é para estar preso, porque o recurso vem, o dinheiro vem, ninguém paga do bolso. O Poder Executivo não pode se vangloriar [quando paga em dia]. E você quer que eu trabalhe de graça? Você quer que o gari trabalhe de graça? É obrigação do Executivo pagar o salário”, afirmou.

A vereadora ressaltou que deseja que o prefeito cumpra o que falou durante a campanha. “Se ele não tivesse falado a gente iria analisar para ver se estava tudo correto e votaríamos, mas foi ele que disse. Eu quero uma explicação”, completou a vereadora, se referindo à promessa do prefeito de dar reajuste de 15% para todos.

Assista ao trecho da coletiva em que o prefeito promete reajuste de 15%

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: