header top bar

section content

VÍDEO: Pró-reitora e discentes do UNIFSM falam sobre protagonismo estudantil nos cursos de graduação

Eclivaneide Cladas destacou que o projeto visa para além da instituição, buscando formar profissionais para serem protagonistas também em sociedade

Por Priscila Tavares

14/05/2023 às 12h52

A pró-reitora do Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM), Eclivaneide Caldas, juntamente com os alunos Anna Lívia e Guilherme Henrique do curso de Psicologia, Ícaro Magalhães de Medicina, João Pedro Abreu da Arquitetura e Urbanismo e Maria Neta do curso de Biomedicina, estiveram no programa Diário News para falar do projeto Protagonismo Estudantil na Graduação do UNIFSM.

“O protagonismo estudantil sempre aconteceu no Centro Universitário Santa Maria desde sua criação com o primeiro curso, que foi enfermagem. Sempre as reitoras, professoras Ana [Goldfarb] e Sheila [Lacerda], estiveram em contato com os alunos, com a família, com toda comunidade acadêmica, com a sociedade civil”, destacou Eclivaneide.

A professora falou que ao assumir a pró-reitoria retomou o projeto e explicou que o Protagonismo Estudantil possibilita aos estudantes estar em contato direto com as reitoras, pró-reitores, coordenadores e equipe de gestão para discutir os problemas da instituição, elencados pela comunidade discente.

“Nós voltamos com esse projeto com os protagonistas voltados para parte pedagógica, onde eles tem condição de discutir conosco os assuntos que são de interesse da turma. Em vez de estarmos com alunos angustiados por aí, nós temos os representantes que trazem as inquietações, as reivindicações dos alunos, as sugestões e nós trabalhamos conjuntamente”, ressaltou.

“Nosso objetivo é estar sempre trabalhando conhecimentos, atitudes, competências, habilidades. É um conjunto, o conhecimento vai mover e vice e versa, as competências e as habilidades e vice e versa, as atitudes; é exatamente num momento desse, que a gente tem um grupo de jovens que senta conosco”, completou a pró-reitora.

Pró-reitora Eclivaneide Caldas e alunos do projeto Protagonismo Estudantil na Graduação do UNIFSM (Foto: TVDS)

Os alunos representantes de turma, que fazem parte do projeto destacaram a importância e impacto dentro de suas trajetórias acadêmicas e a satisfação em fazer parte de algo que lhes dão a oportunidade de serem protagonistas.

“Em síntese, eu poderia descrever que a palavra é um prazer; e aí estive, por algum tempo no ensino médio, representando também a minha turma e vivi muitas histórias. Quando chego no Centro Universitário Santa Maria também outra oportunidade e tem sido um grande prazer dividir esse processo com vocês. Acredito muito no projeto, muito interessante a ideia de aproximar o aluno à pró-reitoria de educação e está envolvido em todos os projetos”, destacou Anna Lívia.

Guilherme Henrique falou que o projeto é uma forma de aproximar os estudantes à instituição para ajudar na solução de problemas.

“É um processo que está sendo construído, justamente para aproximar o aluno, as turmas para com a coordenação, para com a pró-reitoria. A gente sabe que uma instituição tem dificuldades, tem problemas e deve ser solucionados da melhor forma, então, com o contato mais ativo, com a informação, com a conversa e com as reuniões que a gente faz é extremamente importante”, disse o aluno.

Eclivaneide falou ainda que o projeto visa para além da instituição, buscando formar profissionais para serem protagonistas também em sociedade.

“Nós preparamos o estudante para a vida. O estudante não é só intramuro, tem que se pensar extramuro. O estudante passa lá 4, 5, 6 anos, mas o resto da vida ele passa fora, em sociedade. Razão pela qual nós temos que pensar nas competências, atitudes, habilidades e o conhecimento para que eles levem para sociedade, para interferir no contexto social”, disse a pró-reitora.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: