header top bar

section content

VÍDEO: Há 15 anos no Jogo do Bicho, sousense sustenta família como cambista e se adapta às transformações

Damião Soares sabe decorado todos os bichos que fazem parte da cartela do jogo e informou que o mais escolhido pelos apostadores é o cachorro, seguido pelo macaco

Por Priscila Tavares

12/06/2023 às 17h32 • atualizado em 12/06/2023 às 17h43

Conheça a história de Damião Cambista, ‘o mais famoso do Jogo do Bicho’. Damião Soares é natural da cidade de Sousa, no Sertão da Paraíba, e trabalha na banca de Jogo do Bicho já tem 15 anos.

Conhecido por toda cidade, sua banca fica instalada no centro de Sousa, ao lado do mercado público e tem uma clientela fiel. Damião afirma que com a profissão conseguiu sustentar sua família.

“Deu para manter a família, deu para construir minha casinha, graças a Deus. Com fé em Deus até hoje estou vencendo”, disse o cambista.

A Paraíba é o único Estado do Brasil a dar cobertura legal para o Jogo do Bicho, as bancas funcionam com licenças expedidas pela Loteria Estadual, a Lotep, e os cambistas são credenciados como agentes lotéricos.

O jogo é disciplinado pelo Estado desde 1967, por iniciativa do então governador João Agripino Maia.

Damião contou que herdou a profissão do pai, que também era cambista. Ele falou para a nossa reportagem que ‘tendo um freguesia certa’ é fácil de viver.

A tradicional aposta, hoje, é feita também através de maquinas o que, segundo Damião, facilitou a vida do cambista.

“Melhorou muito. Hoje em dia a tecnologia melhorou bastante, graças a Deus, a vida da gente”.

O senhor Damião sabe decorado todos os bichos que fazem parte da cartela do jogo e informou que o mais escolhido pelos apostadores é o cachorro, seguido pelo macaco.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: