VÍDEO: “Não basta apenas criar o IF Sertão, mas estruturar para cumprir sua missão”, diz diretor do IFPB Sousa
Apesar da relevância do projeto, Chico Nogueira ressaltou que a iniciativa envolve desafios significativos. Ele chamou atenção para o cuidado necessário com servidores que ingressaram por concurso público e que poderão ser realocados para a nova instituição
O diretor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Sousa, professor Chico Nogueira, avaliou o projeto de criação do Instituto Federal do Sertão Paraibano (IFSPB) durante entrevista concedida nesta quarta-feira (7) ao programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão. A proposta prevê a instalação da reitoria no município de Patos.
Segundo o professor, a inclusão do termo “Sertão” no nome da nova instituição vai além de uma definição geográfica. “Ele traz o poder simbólico de um povo, de uma gente que tem sua cultura, seu jeito de viver e suas necessidades. O Instituto Federal do Sertão da Paraíba é, sim, uma oportunidade importante que precisamos olhar com carinho e cuidado”, destacou.
Desafios – Apesar da relevância do projeto, Chico Nogueira ressaltou que a iniciativa envolve desafios significativos. Atualmente, o IFPB conta com 25 campi, estrutura administrativa consolidada, corpo docente e orçamento definidos. De acordo com ele, grande parte dessa estrutura está concentrada entre a região da Borborema e a capital paraibana, o que exige atenção especial no processo de divisão institucional.
“O desafio não é apenas criar o Instituto Federal do Sertão, mas estruturá-lo de forma que ele cumpra sua missão, que ele não seja só mais uma oportunidade, que ele seja uma instituição que realmente cumpra a missão para que deve ser criada”, afirmou.
Preocupação com servidores – O diretor também enfatizou que o IFSPB ainda está em fase de projeto de lei e não se trata, por enquanto, de uma instituição oficialmente criada. Nesse contexto, ele chamou atenção para o cuidado necessário com servidores e servidoras que ingressaram por concurso público e que poderão ser realocados para a nova instituição.
“É preciso zelo com as pessoas, repensar a estrutura, o orçamento. Essa discussão é também uma oportunidade para debatermos a situação e o financiamento da rede federal de educação”, acrescentou.
Chico Nogueira informou ainda que, na reunião realizada na terça-feira (6) com o Conselho de Dirigentes do IFPB, foi definida a criação de um grupo de trabalho para discutir o tema. O grupo deverá analisar os impactos do projeto e propor caminhos que minimizem possíveis efeitos negativos.
O objetivo inicial é iniciar interlocuções com parlamentares, garantindo que as decisões sobre a criação do IFSPB não sejam tomadas sem a participação ativa da própria instituição e de seus representantes.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
VÍDEO: Cachorro é resgatado com ferimento de arma de fogo, em Bonito de Santa Fé
A Polícia Militar informou que o caso será investigado para identificar os responsáveis pelo disparo e apurar as circunstâncias do ocorrido
13/01/2026VÍDEO: Princesa Isabel vai receber 1ª unidade de combate ao câncer da Serra do Teixeira
Deputado Hugo Motta anuncia investimento de R$ 8 milhões para construção de unidade de oncologia que atenderá toda a região
13/01/2026VÍDEO: Gestão Ceninha conquista Selo Ouro de Transparência do TCE pelo segundo ano consecutivo
Prefeitura de Bonito de Santa Fé alcança nota máxima nos indicadores de transparência pública avaliados pelo Tribunal de Contas do Estado
13/01/2026
Deixe seu comentário