header top bar

section content

VÍDEO: Janeiro e fevereiro secos? Entenda por que os Profetas da Chuva pedem cautela no início deste ano

O radialista e profeta Jocerlan Guedes detalha as perspectivas climáticas para este ano e revela que a maioria dos profetas prevê um 'inverno regular'

Por Priscila Tavares

13/01/2026 às 19h38 • atualizado em 13/01/2026 às 19h41

No programa Olho Vivo desta terça-feira (13) o radialista Jocerlan Guedes destacou o sucesso e a relevância cultural do Encontro dos Profetas da Chuva, evento que aconteceu no último dia 10 de janeiro em Quixadá, no vizinho estado do Ceará.

Aqui na Paraíba, o Encontro dos Profetas da Chuva acontece na cidade de Bom Jesus, no Sertão. O encontro busca resgatar a tradição milenar de observação da natureza para prever o período de chuvas na região.

Ao comentar as perspectivas climáticas para este ano, o radialista revelou que a maioria dos profetas prevê um “inverno regular”, com as chuvas concentradas no trimestre de março, abril e maio.

Segundo ele, o início do ano deve ser de cautela: “Nós vamos ter janeiro e fevereiro ruins, com perspectivas de apenas uma a duas chuvas em janeiro; para fevereiro, teremos uma longa estiagem, um inverno fraco”.

Jocerlan ressaltou ainda que a mudança no cenário deve ocorrer com o calendário astronômico, prevendo que, “a partir do dia 16 de março, com a passagem do equinócio, se espera que o inverno realmente pegue”.

Ao trazer a análise do cenário climático para a região, o radialista explicou que se trata de um “inverno tardio e que requer muita cautela”. Apesar do início de ano mais seco, Jocerlan trouxe esperança baseada na sabedoria popular: segundo ele, para alguns dos profetas, os sinais da natureza indicam uma recuperação dos mananciais para 2026.

Um dos momentos marcantes do evento deste ano foi a homenagem a Jocerlan Guedes, reconhecido como profeta e idealizador do projeto em Bom Jesus. O comunicador não escondeu a satisfação com a honraria e com o fortalecimento da tradição, que agora passa a integrar o calendário oficial do município.

“Fui homenageado como profeta daqui de Bom Jesus, como idealizador do [Encontro dos] Profetas da Chuva. A prefeita Denise, inclusive, a partir deste ano vai tornar o último sábado de dezembro como o ‘Dia do Profeta’, colocando-o no calendário cultural. Isso é importante porque vai incentivar os filhos de agricultores e os filhos de profetas a também mostrarem suas profecias e seu conhecimento com a natureza”, destacou.

PORTAL DIÁRIO

VÍDEO: Cachorro é resgatado com ferimento de arma de fogo, em Bonito de Santa Fé

A Polícia Militar informou que o caso será investigado para identificar os responsáveis pelo disparo e apurar as circunstâncias do ocorrido

13/01/2026

VÍDEO: Gestão Ceninha conquista Selo Ouro de Transparência do TCE pelo segundo ano consecutivo

Prefeitura de Bonito de Santa Fé alcança nota máxima nos indicadores de transparência pública avaliados pelo Tribunal de Contas do Estado

13/01/2026

VÍDEO: “Crime ambiental dá prisão, mas é também um problema de educação”, avalia professor de Direito

Professor Gilliard Cruz Targino entende que mais importante do que punir é educar a população brasileira a fim de tornar a proteção ambiental um comportamento cultural em todas as classes sociais

13/01/2026
Recomendado pelo Google: