Fóssil descoberto em Sousa será exposto em breve no Vale dos Dinossauros; confira aqui!

Alesçandra Mariz, diretora do Vale dos Dinossauros afirmou que o fóssil encontrado está em uma unidade de conservação, e será exposto no museu assim que disponibilizar um ambiente apropriado.

Por Campelo Sousa

30/04/2016 às 14h09 • atualizado em 30/04/2016 às 14h10

Segundo a pesquisadora, o fóssil seria parte da perna de um Titanossauro jovem, de porte grande e pescoço longo

Foi descoberto na cidade de Sousa, sertão da Paraíba de um fóssil de dinossauro encontrado no ano de 2014, na Lagoa do Forno, zona rural da cidade.

Sousa que é mundialmente conhecida por ter os mais importantes sítios paleontológicos existentes, onde registra-se a maior incidência de pegadas de dinossauros no mundo, concretizada através do complexo turístico Vale dos Dinossauros.

Os achados mais importantes são os rastros e trilhas fossilizadas de mais de 80 espécies em cerca de 20 níveis estratigráficos, de tamanhos variados de 5 cm até 40 cm, como as pegadas de iguanodonte de 4 toneladas, 5 metros de comprimento e 3 metros de altura. A maioria das pegadas são de dinossauros carnívoros. Uma trilha com 43 metros em linha reta é a mais longa que se conhece no mundo. Destacam-se as trilhas das localidades da Passagem das Pedras, onde foram descobertas os primeiros indícios de dinossauros brasileiros, no fim do século XIX.

As marcas deixadas por esses animais pelo sertão paraibano despertam o interesse de cientistas brasileiros e estrangeiros, atraindo também muitos turistas e curiosos de todo o mundo.

Segundo a pesquisadora do Setor de Paleontologia e do Departamento de Geologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alcina Magnólia França, o fóssil seria parte da perna de um Titanossauro jovem, de porte grande e pescoço longo.

Alcina revelou que veio a Sousa e o sousense Luiz Carlos que deu todas as informações de como foi encontrado o fóssil e retirado da rocha, para levar ao laboratório de paleontologia da UFPE: “Essa descoberta na região ajuda a entender como era a diversidade que existia entre 120 a 130 milhões de anos atrás, e ainda digo que mais estudos paleontológicos sejam feitos na região.”, completou.

A diretora do complexo turístico Vale dos Dinossauros, Alesçandra Mariz, afirmou que o fóssil encontrado está em uma unidade de conservação, e será exposto  no museu assim que disponibilizar um ambiente apropriado.