header top bar

section content

Donas de casa relatam drama da falta d’água na zona norte de Cajazeiras; Cagepa justifica – Vídeo

Na zona norte existe residências que estavam sem água há cerca de 15 dias

Por Jocivan Pinheiro

18/10/2016 às 16h50 • atualizado em 30/12/2016 às 19h32

A falta d’água em Cajazeiras é um problema que está afetando todas as áreas da cidade. Mas a situação é ainda pior nos locais mais altos porque complica a chegada do pouco líquido pelas tubulações obsoletas. Para piorar, os moradores têm que conviver com o racionamento estabelecido pela Cagepa. As pessoas que moram nos bairros da zona norte, por exemplo, são as que mais sofrem. Para se ter uma ideia, naquela área existe residências que estavam sem água há cerca de 15 dias.

Luciene e Fabiana comemoram a chegada da água

Luciene e Fabiana comemoram a chegada da água

As donas de casa Luciene Pereira e Fabiana Evangelista, moradoras do Conjunto Ronaldo Cunha Lima, passaram por essa situação. Para driblar a falta d’água por tanto tempo é preciso muita economia e jogo de cintura. Usar o líquido para uma finalidade e reaproveitá-lo em outra, quando possível, é uma das estratégias.

VEJA TAMBÉM: Nível de Boqueirão cai para 6,3% e racionamento aumenta na cidade de Cajazeiras

Governador autoriza ações para São José de Piranhas e anuncia solução para falta de água

Por ter uma filha com necessidades especiais, dona Luciene acaba tendo que consumir um pouco mais de água do que o normal. E tendo apenas uma caixa como reservatório, a situação complica. Por isso ela faz um apelo às autoridades públicas e à sociedade para que lhe doem outra caixa.

Há poucos metros dali, na residência de dona Fabiana não é diferente. Armazenar a água em um tanque e garrafas, economizar e reaproveitar virou lei. “É melhor faltar energia do que água, porque sem energia a gente passa de todo jeito, e água a gente não passa”, ressalta a dona de casa.

Explicações da Cagepa

Nenem da Cagepa

Nenem da Cagepa

O gerente regional da Cagepa, Cleudismar Alexandre (Nenem da Cagepa), explicou que a falta d’água na zona norte se deu por uma série de intervenções técnicas nas redes de distribuição, algumas por causa de quebras e outras para realizar melhorias.

Segundo ele, a Cagepa teve que parar a distribuição em algumas localidades da cidade para instalar um prolongamento do sistema flutuante de captação no açude Engenheiro Avidos (Boqueirão). Porém, após a instalação, houve rompimentos na adutora e numa rede que leva água do bairro Cristo Rei até a zona norte. Nenem garante que nas próximas 48 horas toda aquela área estará com água nas torneiras.

Sobre a tão esperada adutora que levará água de Boqueirão à zona norte, Nenem afirma que 90% da obra está concluído e em breve ela será instalada. “Isso vai trazer um alívio porque a outra água que continuará chegando a Cajazeiras vindo do açude Engenheiro Avidos vai permanecer abastecendo as demais áreas e a zona sul. Então com esse alívio nós vamos conseguir trazer uma grande melhoria e diminuir essas intermitências no abastecimento de água aqui na cidade de Cajazeiras”, comemora.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: