header top bar

section content

Estudantes do curso técnico em enfermagem realizam evento sobre o Outubro Rosa. Vídeo

Os estudantes realizaram uma panfletagem, orientação de auto exame, e ainda aferição de pressão e teste de glicemia

Por Campelo Sousa

28/10/2016 às 13h26 • atualizado em 28/10/2016 às 13h42

Cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial “Outubro Rosa”, que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

Na manhã desta sexta-feira (28), estudantes do curso técnico de enfermagem do Instituto Tecnológico da Paraíba (ITEC) de Sousa realizaram um evento de conscientização desta doença, que mais mata as mulheres entre 35-54 anos em todo o mundo. A cada 10 mulheres diagnosticadas com esse tipo de câncer no Brasil, três morrem por conta da doença, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, órgão do Ministério de Saúde.

Estudantes de enfermagem durante o evento (foto: Charley Garrido)

Estudantes de enfermagem durante o evento (foto: Charley Garrido)

Os estudantes realizaram uma panfletagem, orientação sobre a importância do auto exame, e ainda aferição de pressão e teste de glicemia durante o evento que foi realizado no centro da cidade sorriso da Paraíba.

A reportagem do Portal e TV Online Diário do Sertão, entrevistou a enfermeira, Natália Nayane, que faz parte da organização e ela falou sobre a importância do evento.

Autoexame
Quando diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, isto é, quando o nódulo é menor que 1 centímetro, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%. Tumores desse tamanho são pequenos demais para serem detectados por palpação, mas são visíveis na mamografia. Por isso é fundamental que toda mulher faça um exame físico feito pelo medico e exames complementares a partir dos 40 anos.

Veja as imagens abaixo:

 

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: