header top bar

section content

VÍDEO: Rio que abastece várias cidades do Sertão da PB e do Rio Grande do Norte está quase morto

O Rio Piranhas está praticamente seco, poluído e sofrendo com o assoreamento

Por Jocivan Pinheiro

08/12/2016 às 17h10 • atualizado em 08/12/2016 às 19h09

As populações das cidades de São Bento, no Alto Sertão da Paraíba, e Jardim de Piranhas, no Seridó do Rio Grande do Norte, já não podem mais contar com a água do Rio Piranhas-Açu. O afluente está praticamente seco, poluído e sofrendo com o assoreamento.

Poluição torna água imprópria para beber

Poluição torna água imprópria para beber (Foto: Reprodução Tv Diário do Sertão)

Conhecido simplesmente como Rio Piranhas na Paraíba, ele recebe o nome Açu após passar pela Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no município de Itajá, no Rio Grande do Norte, passando então a se chamar Rio Piranhas-Açu.

VEJA TAMBÉM: Caixas públicas com água suja e até com camisinha abastecem cidade do Sertão

O curso nasce da junção das águas do Rio do Peixe e Rio Piancó, na Paraíba, e após percorrer centenas de quilômetros desemboca na cidade potiguar de Macau.

A última cheia foi no longínquo ano de 2008. De lá para cá, ele tem tomado apenas chuvas passageiras de quadras invernosas fracas e inconstantes, e enfrenta uma seca de quase cinco anos.

O resultado é praticamente a morte do rio. Além disso, a poluição também torna imprópria para consumo a pouquíssima água que tem. O assoreamento – invasão da areia nas margens – também está sepultando o velho e outrora imponente Rio Piranhas.

Na série de reportagens especiais que a TV Diário do Sertão está fazendo na região de Catolé do Rocha, mostramos a real situação do afluente. Confira no vídeo!

rio-piranhas-5

O que resta do Rio Piranhas em São Bento-PB (Foto: Reprodução TV Diário do Sertão)

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: