header top bar

section content

Produtor rural de CZ pode negociar dívidas a partir de quinta-feira, anuncia padre – Vídeo!

Padre Francivaldo foi uma das pessoas públicas que se engajaram na luta pela anistia das dívidas dos produtores rurais da região

Por Jocivan Pinheiro

20/12/2016 às 16h37 • atualizado em 20/12/2016 às 16h39

Na próxima quinta-feira, dia 22, os produtores rurais de Cajazeiras e região já poderão procurar as agências bancárias para negociar dívidas contraídas através de financiamento. O padre Francivaldo Albuquerque foi uma das pessoas públicas que se engajaram na luta pela anistia das dívidas. Ele comemora e agradece aos senadores e deputados paraibanos, bem como os prefeitos da região, que articularam em Brasília, junto ao presidente da República, a sanção da Lei nº 13.340.

– O trabalho desses parceiros todos e essa comunicação direta ligando todo dia, indo à agência do banco, resultado: o presidente já homologou essa medida e foi solicitado pra ele ampliar um pouco até 2013, que foi um ano fraco, para que assim essa medida pudesse contemplar um número maior de produtores – ressalta o padre.

A Lei nº 13.340, publicada em setembro deste ano no Diário Oficial da União, oferece três benefícios a mais em relação a projetos anteriores: pela primeira vez a região Norte é beneficiada com medida de renegociação de dívida com desconto.

No todo, os produtores rurais das regiões Norte e Nordeste do Brasil, norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo ganharam o direito de renegociar dívidas de financiamento com recursos dos fundos constitucionais do Norte e do Nordeste (FNO e FNE) contratados antes de 2012.

A segunda vantagem é que o percentual de desconto máximo para quem quiser quitar o débito passou de 85% para 95% – justamente para os financiamentos de menor valor. Além disso, foi ampliado o período das dívidas contratadas e que agora podem ser repactuadas. Nas medidas anteriores, o refinanciamento poderia ser feito para dívidas contratadas até 31 de dezembro de 2008. Por esta nova regra, as dívidas tomadas até 31 de dezembro de 2011 poderão ser renegociadas.

A Lei permite ainda que os produtores rurais do Nordeste, norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo possam refinanciar o crédito tomado junto aos bancos federais Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal. Com isso, quase um milhão de operações de crédito podem ser renegociadas. São 782 mil operações no Nordeste e 211 mil na região Norte.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: