header top bar

section content

Moderno e seguro, Presídio de CZ fecha 2016 como modelo de gestão, diz diretor – VÍDEO!

Desde que o novo diretor assumiu a unidade em agosto, várias ações e aquisições modernizaram ainda mais a Penitenciária Padrão

Por Jocivan Pinheiro

28/12/2016 às 17h00 • atualizado em 28/12/2016 às 17h05

A troca de diretores que aconteceu em agosto desse ano não alterou a meta que a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária tinha de tornar a Penitenciária Regional Padrão de Cajazeiras a casa de detenção modelo no interior do Estado. Desde que o novo diretor Thales Almeida assumiu os comandos da unidade, várias ações e aquisições modernizaram ainda mais o presídio, que antes já vinha sendo aperfeiçoado.

VEJA TAMBÉM: Presídio de Cajazeiras recebe equipamento de ponta usado nas Olimpíadas do Rio

Para se ter uma ideia, só de agosto para cá o presídio recebeu novas viaturas, abriu uma cela especial para a comunidade LGBT, adquiriu novos equipamentos de segurança para o prédio e para os agentes, implantou projetos de ressocialização com trabalhos, cursos e estudos, bem como ações sociais em parceria com as iniciativas pública e privada. Como consequência de tudo isso, hoje o presídio é exemplo de disciplina.

Thales Almeida, diretor do presídio

Para aumentar ainda mais a segurança, em novembro a penitenciária recebeu dois equipamentos de ponta para auxiliar no combate à entrada de materiais ilícitos e objetos não autorizados durante as visitas aos apenados. O presídio foi contemplado com um portal detector de metais e um sistema de raio x de bagagem, ambos altamente modernos e adquiridos pelo Governo do Estado por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) graças a um projeto chamado Legado Olímpico Rio 2016, que está reaproveitando as tecnologias usadas durante as Olimpíadas.

– A avaliação que a gente faz é extremamente positiva. Eu assumi em agosto desse ano, e de lá para cá conseguimos trazer muitas melhorias para a unidade prisional. Se Deus quiser em 2017 a gente vai continuar buscando melhorias para o presídio. Apesar de toda essa crise que o Brasil vem passando, o Governo do Estado tem investido no sistema penitenciário e a gente tem conseguido manter a unidade disciplinada buscando sempre a ressocialização desses apenados – disse o diretor.

VEJA MAIS: Detentos do Presídio de Cajazeiras recebem diploma profissional em ação do Estado

Detentos são ressocializados através de cursos no presídio

Durante todo o ano, a penitenciária oferece também várias ações de saúde e educação aos apenados. Algumas delas fazem parte do dia a dia da casa e são realizadas pela equipe de saúde do próprio presídio. Outras são especiais e resultado de parcerias, como as campanhas Novembro Azul e Dezembro Vermelho.

– A gente vai procurar ainda mais ampliar essas parcerias em 2017 para que a gente consiga cumprir aquilo que diz a lei das execuções penais – completa Thales Almeida.

Equipe multidisciplinar que realizou Novembro Aazul no presídio de Cajazeiras

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: