header top bar

section content

Prefeito de Poço Dantas participa de um evento realizado pelo Tribunal de Contas da Paraíba

O evento , que aconteceu na manhã desta quinta-feira (11), o 1º Painel de Avaliação das Políticas Públicas, reuniu, entre prefeitos e assessores, cerca de 350 participantes.

Por Priscila Belmont

12/05/2017 às 09h44

Prefeito constitucional do município de Poço Dantas.

O prefeito constitucional do município de Poço Dantas participou de um evento realizado pelo Tribunal de Contas da Paraíba , que aconteceu na manhã desta quinta-feira (11), o 1º Painel de Avaliação das Políticas Públicas, evento que reuniu, entre prefeitos e assessores, cerca de 350 participantes.

“Sintam-se muito bem vindos e façam grande proveito deste encontro destinado a mostrar a importância e a contribuição das nossas auditorias operacionais à boa gestão de seus municípios”, disse à numerosa plateia o conselheiro Marcos Costa, coordenador da Escola de Contas Conselheiro Otacílio Silveira (Ecosil), órgão do TCE responsável pela designação dos temas e dos painelistas.

Ao saudar a todos, em nome do presidente do TCE, conselheiro André Carlo Torres Pontes, o coordenador da Ecosil observou que as auditorias operacionais diferem daquelas de caráter fiscal e contábil por tratarem da avaliação dos desempenhos governamentais e, assim, da qualidade e eficácia dos serviços públicos.

A programação conteve painéis acerca dos procedimentos e resultados de auditorias operacionais já realizadas na Paraíba, pelo TCE, nas áreas de saúde, educação, saneamento, meio ambiente e mobilidade urbana, algumas delas coordenadas, nacionalmente, com o Tribunal de Contas da União e demais Cortes de Contas do País.

Coube à auditora de contas públicas Adriana do Rego a apresentação do primeiro painel relacionado à Auditoria Operacional Coordenada em Atenção Básica de Saúde.

Ela dividiu o tempo de exposição com os também auditores Alain Boudoux e Levi Pessoa.

O segundo painel (sobre auditorias operacionais em saneamento, meio ambiente e mobilidade urbana) teve exposições dos auditores Rômulo Araújo, João César Bezerra, Lúcia Patrício e Alcimar Fraga.

Rômulo tratou da auditoria operacional em “Sistemas de abastecimento d’água” e, depois dele, João César discorreu sobre aquela já realizada para avaliar a situação ambiental no entorno dos principais reservatórios artificiais da Paraíba.

A exposição acerca da auditoria operacional em resíduos sólidos esteve a cargo de Lúcia Patrício.

Logo em seguida, Alcimar Fraga expôs os procedimentos e os resultados da Auditoria Operacional em Mobilidade Urbana na Região Metropolitana de João Pessoa.

O terceiro e último painel, sobre educação, tratou da Auditoria Operacional Coordenada em Infraestrutura de Escolas Públicas de Ensino Fundamental. O auditor de contas públicas Júlio Uchoa foi o expositor.

Com Assessoria/TCE-PB/F5

Recomendado pelo Google: