header top bar

section content

VÍDEO: Engenheiro declara que aeródromo de Cajazeiras suporta jato e que denúncia de piloto foi maldosa

Alexandre Costa contestou as declarações do piloto cajazeirense de helicóptero Fábio Dantas, que denunciou um pouso e decolagem supostamente irregulares no aeródromo

Por Jocivan Pinheiro

22/08/2017 às 15h01 • atualizado em 25/03/2018 às 14h28

Durante um debate especial na TV Diário do Sertão sobre os 154 anos de Cajazeiras, o engenheiro Alexandre Costa contestou as declarações do piloto cajazeirense de helicóptero Fábio Dantas, que no último fim de semana usou as redes sociais para denunciar pouso e decolagem supostamente irregulares de um jatinho a serviço da Energisa no Aeródromo Pedro Vieira Moreira, em Cajazeiras.

De acordo com o piloto Fábio Dantas, a pista tem restrições quanto à sua capacidade de suporte de aeronaves do tipo jato e também coloca em risco a manobra de arremetida. Outra observação feita por ele é a de que o Morro do Cristo Rei está na mesma rota de pouso e decolagem de jatos dessa categoria, o que oferece grande risco às manobras.

VEJA TAMBÉM: Engenheiro comemora balizamento noturno do aeródromo de Cajazeiras, mas alerta para PCN da pista

Jato que teria pousado em Cajazeiras

Em resposta, Alexandre Costa afirma que Fábio está errado em dois pontos. Primeiro o engenheiro diz que a pista tem, sim, capacidade para pouso e decolagem desse tipo de jato. A única restrição é que os equipamentos de balizamento noturno ainda não estão homologados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Depois, Alexandre lembra que a CDL, o Sindibens (Sindicato do Comércio de Bens e Serviços de Cajazeiras), a AC3 (Associação dos Cajazeirenses e Cajazeirados do Ceará) e alguns empresários da cidade contratou uma consultoria do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) para avaliar as condições de operação de aeronaves no aeródromo de Cajazeiras, e essa consultoria não classificou o Morro do Cristo Rei como obstáculo que coloca em risco as manobras. “Em momento algum essa consultoria fala que o morro é empecilho para pouso e decolagem”, disse o engenheiro.

Engenheiro Alexandre Costa

Alexandre vê as declarações do piloto Fábio Dantas como descabidas e maldosas, mas ressaltou que as autoridades responsáveis pela manutenção do aeródromo devem cobrar celeridade por parte da ANAC para homologar o balizamento noturno.

“Isso é um comentário descabido. Eu digo até maldoso contra o equipamento que nós temos. A aeronave já pode pousar em Cajazeiras de fato, mas de direito não, porque esses equipamentos suplementares que foram implantados precisam, necessariamente, ser homologados pela ANAC, e não foram. Agora, dizer que, na realidade, o aeroporto tem condições de suportar aquela aeronave, tem. A prova é que pousou e foi embora”, frisou.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: