header top bar

section content

POLÊMICA! Liminar proíbe enfermeiros de solicitar exames e COREN-PB se reúne com profissionais em Sousa

Em entrevista ao Diário do Sertão, Ronaldo Beserra, afirmou que essa decisão da justiça prejudica o trabalho dos profissionais de enfermagem e também o cidadão

Por Campelo Sousa

11/10/2017 às 14h36 • atualizado em 11/10/2017 às 15h49

O Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba realizou nesta quarta-feira (11) sessão especial na Câmara Municipal de Sousa para debater a decisão do juiz federal Renato Borelli, substituto da 20ª Vara do Distrito Federal que suspendeu itens da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) proibindo que enfermeiros realizem diagnósticos ou solicitem exames.

A decisão da justiça gerou mais uma polêmica entre médicos e enfermeiros. No pedido apresentado à Justiça Federal, o Conselho Federal de Medicina (CFM) questionou a Portaria nº 2.488/2011 do Ministério da Saúde, que permitia aos enfermeiros fazer um diagnóstico inicial de pacientes que recorriam às unidades de saúde do SUS.

A reunião contou com a presença do presidente do COREN-PB, Ronaldo Beserra, do representante do órgão na cidade Sorriso, Ribamar Figueiredo que é técnico de enfermagem, da enfermeira Iara Cavalcante, das coordenadoras de atenção básica do município de Sousa, Andressa e Clebiane, além de vários profissionais de enfermagem do município de Sousa, Marizópolis, Nazarezinho e Aparecida.

COREN-PB realizou debate na Câmara Municipal de Sousa (foto: Charley Garrido)

Em entrevista ao Diário do Sertão, Ronaldo Beserra, afirmou que essa decisão da justiça prejudica o trabalho dos profissionais de enfermagem e também o cidadão que precisa do atendimento:

“Com essa proibição muitos profissionais ficam prejudicados de exercer sua função livremente e a comunidade que precisa do atendimento, a saúde brasileira está um caos”, disse Ronaldo.

Veja as fotos:

DIÁRIO DO SERTÃO

TALENTO SERTANEJO

VÍDEO: Natural de Uiraúna, autor de “A inveja mata” se apresenta no Acústico Diário com novos sucessos

ATO DE LOUCURA

VÍDEO: Durante briga com namorada, jovem de 23 anos toca fogo na casa dos pais, no Centro de Cajazeiras

PRÊMIOS

VÍDEO: Quarta edição do Bilhete Social Doação da Sorte sorteia uma TV Smart e mais R$ 50 mil em dinheiro

ENCORAJAMENTO

VÍDEO: Com ênfase na história de Davi, programa Palavra de Vida traz mensagem sobre coragem e sonhos

Recomendado pelo Google:
error: Alerta: Conteudo Protegido !!