header top bar

section content

Açude de importante cidade do sertão só abastecerá população até essa quarta-feira

Na cidade de Emas, região de Piancó no Sertão do estado, o açude que abastece a cidade só irá abastecer a população até esta quarta-feira (18)

Por Campelo - Diário do Sertão em Sousa

18/10/2017 às 10h02

A seca continua castigando os sertanejos em várias cidades da Paraíba. Devido a falta de chuvas e um bom inverno em algumas regiões, os mananciais não atingiram o volume esperado de água e vem cada vez mais se esgotando, causando a preocupação da população.

Mesmo com a chegada das águas do Rio São Francisco em algumas cidades paraibanas, segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), cerca de 70% dos açudes estão em estado de emergência ou crítico.

Dos 127 açudes monitorados pela Aesa, 40 deles estão em situação de observação com apenas 20% a 6% de sua capacidade total e 50 estão em estado crítico, onde alguns já estão totalmente secos.

Na cidade de Emas, região de Piancó no Sertão do estado, o açude que abastece a cidade só irá abastecer a população até esta quarta-feira (18), e conta com apenas 1,25% de sua capacidade total

Em Sousa, o açude de são Gonçalo que abastece a região está com 19,06% de sua capacidade total, e a cidade está em constante racionamento para tentar economizar as águas, até a espera de chuvas para o reabastecer.

Segundo pesquisa realizada pelo professor universitário Dr Allan Sarmento, as águas do açude de São Gonçalo serão suficientes até o mês de março de 2018.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado para você pelo google

VÍDEO

Secretário de João Azevêdo defende aproximação de Dra Paula e Zé Aldemir ao Governo estadual

BRIGA NO CARNAVAL

VÍDEO: Autoridades policiais revelam que suspeitos do crime na Vila Nova em Cajazeiras alegaram vingança

SAÚDE

VÍDEO: Mensagem Empresarial recebe médico radiologista e tira dúvidas sobre os exames por imagem

CRISE NO PSB

VÍDEO: Nonato Bandeira evita dar resposta a Ricardo por determinação de João Azevêdo: “Estamos focado no trabalho”