header top bar

section content

VÍDEO: Após sangria de barragens, Boqueirão, Lagoa de Arroz e Coremas têm primeiras recargas do ano

São previstas chuvas tanto em áreas do Litoral, Brejo e Agreste quanto nas regiões do interior do Estado nessa sexta-feira (23).

Por Luzia de Sousa

22/02/2018 às 17h31 • atualizado em 22/02/2018 às 17h33

As últimas caídas na região do Sertão da Paraíba, além de levar esperança aos agricultores e produtores de um bom inverno neste ano de 2018, conseguiram boas recargas aos mananciais que estão em estado crítico.

VEJA MAIS!

Chove em 49 cidades da Paraíba e município do Sertão registra mais de 150 milímetros; Veja acumulado!

+ VÍDEOS: Ruas ficam inundadas e barragens cheias em cidades da região de Cajazeiras; Polução comemora

A chuva de 22 milímetros registrada em Carrapateira, região de Cajazeiras nessa terça-feira (20) fez a Ponte Bonfim dos França, encontro das águas do Riacho do Barbedo e Riacho do Letreiro transbordar e desaguar no Açude Engenheiro Ávidos (Boqueirão).

Tem chovido forte em regiões do Sertão da paraíba

+ ‘Profeta da chuva’ prevê muita água para o Sertão da Paraíba: “Quem plantar em terra baixa vai perder”

Nessa quarta-feira (21), o açude que abastece Cajazeiras obteve recarga de 1 milhão e 40 mil metros cúbicos de água. Boqueirão tem capacidade para acumular 255 milhões de metros cúbicos e está com pouco mais de 9 milhões, o que representa 3,66% da sua capacidade total.

Outro açude que abastece Cajazeiras (Zona Norte) e outras cidades da região é Lagoa do Arroz, que tem capacidade máxima de 80.220.750 metros cúbicos e está com 5.595.440 metros cúbicos, que representa 6,98 % da capacidade total. O reservatório teve recarga de mais de 700 mil metros cúbicos. Em Lagoa de Arroz já choveu este ano 235.9 milímetros.

Lagoa de Arroz acumula muita água em Cajazeiras

Já o açude de Coremas aumentou até essa quarta-feira (21), mais de 8 milhões de metros cúbicos de água, segundo informações do secretário de Meio Ambiente, Pesca e Recursos Hídricos de Coremas José Albertino de Andrade. A Açude de Coremas tem capacidade total de 591.646.222 metros cúbicos de água, e atualmente está com 30.308.104 metros cúbicos de água, o que representa 5,12% da capacidade máxima.

Previsão
Segundo a Aesa, observa-se a proximidade de áreas de instabilidade oriundas da Zona de Convergência Intertropical – ZCIT , principal sistema gerador de chuvas sobre o setor norte do Nordeste entre os meses de fevereiro e maio. Com isto, são previstas chuvas tanto em áreas do Litoral, Brejo e Agreste quanto nas regiões do interior do Estado nessa sexta-feira (23).

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
ASSISTA!

Imagens de câmeras de segurança mostram assalto a comerciante em frente a banco na cidade de Patos

LAMENTÁVEL

Por causa de dívida de drogas do filho, Sertaneja é morta a tiros dentro de casa no Distrito Federal

VÍDEO

Músico dá show no Acústico Diário e anuncia novo CD de trabalho; ele contou sobre o início da carreira

57 ANOS

VÍDEO: Prefeito prepara obras para serem entregues no dia da cidade em Santa Helena e convida população