header top bar

section content

IBGE está prestes a concluir trabalhos do Censo Agro nas regiões de Sousa e Uiraúna

Nas regiões de Sousa e Uiraúna, que formam a Subárea Sousa e englobam 16 municípios, o trabalho de revisão dos dados coletados está ocorrendo

Por Diário do Sertão com Assessoria

28/05/2018 às 09h06

Censo Agro está próximo de ser concluído em Sousa e Uiraúna

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE está em fase de encerramento das atividades do Censo Agropecuário. Esta é a principal e mais completa investigação estatística e territorial sobre a produção agropecuária do país. No momento, estão sendo realizadas atividades de revisão nos dados coletados. As informações coletadas, por enquanto, ainda não estão sendo divulgadas. Essa divulgação começa a ocorrer a partir de julho deste ano.

Nas regiões de Sousa e Uiraúna, que formam a Subárea Sousa e englobam 16 municípios, o trabalho de revisão dos dados coletados está ocorrendo, e conta com o apoio das entidades de agropecuária locais que se dispuseram a contribuir. Já foram realizadas as últimas reuniões das Comissões Municipais de Geografia e Estatística Estatística desses municípios, onde foi discutida a atividade censitária, com a presença de diversos setores da sociedade civil, sob a presidência do Coordenador Operacional dos Censos na Paraíba, Francisco Eugênio.

Entre as instituições que deram apoio à pesquisa, estão o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional da Nascente do Rio do Peixe, a Décima Gerência Regional de Ensino da Paraíba, a Emater Regional Cajazeiras, e as prefeituras de Bernardino Batista, Cajazeiras, Sousa e Uiraúna, que contribuíram com a abertura dos postos de coleta. O Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da UFCG também cooperou, cedendo espaço para treinamentos e reuniões. “Gostaria de agradecer a todos que nos ajudaram a realizar essa tarefa: às instituições, à imprensa, a todos os agentes envolvidos na obtenção e supervisão dos dados e aos produtores que os receberam”, declarou Frank Vanuthy, coordenador de Subárea do Censo.

As informações coletadas através do Censo Agro irão contribuir para a formulação de políticas públicas e planejamento estratégico do meio rural nos próximos anos, bem como orientarão as demais pesquisas relativas à agropecuária. Isso evidencia a importância desse levantamento ser realizado periodicamente.

Conquanto esteja o Censo Agro em fase de término, o IBGE já inicia as atividades de preparação para o Censo Demográfico de 2020, com a realização de consultas públicas e testes para a coleta. Em paralelo aos trabalhos censitários, a entidade permanece realizando diversas outras pesquisas, inclusive domiciliares. Portanto, a todo momento é comum observar agentes realizando visitas, sempre identificados por crachá funcional, com matrícula e documento de identificação. Através do endereço https://respondendo.ibge.gov.br ou do telefone 0800-721-8181 é possível verificar e confirmar se o funcionário é realmente do quadro do IBGE.

Recomendado pelo Google: