header top bar

section content

Voltará a chover nas regiões de Sousa e Cajazeiras ainda essa semana, afirma meteorologista

A massa de ar seco voltou a perder força sobre o semiárido, e a onda planetária de energia associada ao sinal positivo para chuvas da Oscilação 30 - 60 dias continua atuando sobre o Nordeste.

Por Campelo - Diário do Sertão em Sousa

03/12/2018 às 07h10 • atualizado em 03/12/2018 às 07h11

Ações de prevenção garantem a segurança durante as chuvas

As regiões de Sousa e Cajazeiras, no sertão do estado, poderão ter chuva entre os dias 02 e 04 de dezembro, é o que afirma o físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira.

A massa de ar seco voltou a perder força sobre o semiárido, e a onda planetária de energia associada ao sinal positivo para chuvas da Oscilação 30 – 60 dias continua atuando sobre o Nordeste.

As chuvas estão ocorrendo conforme previu o físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira de forma isolada no Semiárido da Paraíba.

PREVISÕES

Conforme previsão realizada e divulgada dia 29 de outubro pelo físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira, colunista do Diário do Sertão, as chuvas isoladas no semiárido do Estado da Paraíba estão ocorrendo, caracterizando a fase de transição de normalidade para El Niño, que está em curso atualmente na região central do Oceano Pacífico Equatorial.

Conforme já frisado, não é sempre que o fenômeno climático e oceânico El Niño desfavorece a ocorrência de chuvas no interior do Nordeste, no final do ano e no mês de janeiro, muitas vezes com El Niño configurado ou num cenário de transição como o atual, eventos significativos de chuvas costumam ocorrer na região, devido a atuação de “Instabilidade Atmosférica” associada a atuação de Frentes Frias no sul da Bahia, Vórtices Ciclônicos de Ar Superior, juntamente com o aquecimento do Atlântico Sul na altura da costa leste da citada região, dentro do trimestre novembro, dezembro e janeiro que faz parte do período de pré- estação chuvosa do semiárido do setor norte do Nordeste.

+ Onda planetária de energia intensifica chuvas no sertão nos próximos dias, afirma Meteorologista

As chuvas isoladas em alguns momentos, e esparsas em outros que estão ocorrendo especificamente no interior da Paraíba desde o corrente dia 22 de novembro, têm a contribuição de umidade das Frentes Frias que estão atuando essa época no sul da Bahia.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado para você pelo google

ENTREVISTA

Presidenta do Coren diz que enfermeiro pode ter clínica, luta pelo piso salarial e fala sobre concursos

POSSÍVEL CANDIDATO

VÍDEO: Ex-prefeito de Cachoeira dos Índios revela quais os ‘vices dos sonhos’ para sua chapa em 2020

AVENIDA LOTADA

VÍDEO: Show de comunidade católica famosa em todo o Brasil reúne multidão em São José de Piranhas

TERRAS

VÍDEO: Diversidade em Foco fala da Comissão Pastoral da terra e da luta agrária no sertão