header top bar

section content

Comportas de açude de São Gonçalo são reabertas e vereador apela ao MPF o fim do racionamento em Sousa

Em Sousa, há mais de 3 anos existe um racionamento, fazendo com que cada bairro da cidade receba água nas torneiras apenas 3 dias por semana.

Por Campelo Sousa

11/04/2019 às 13h21

Açude de São Gonçalo, em Sousa

Novamente as comportas do açude de São Gonçalo, na região de Sousa, Sertão do estado, foram abertas nesta quinta-feira (11).

Após o aumento de seu volume por conta das chuvas na região, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) anunciou a medida.

+ VÍDEO! Açude São Gonçalo diminui mais de 200 mil m³ em apenas 24 horas após abertura da comporta

Segundo o órgão, por medida de segurança uma operação de controle de nível do açude, procedendo a abertura das comportas da tomada d’água do túnel, mantendo o reservatório com o volume que hoje se encontra.

O açude de São Gonçalo está com cerca de 57% de seu volume total. De quarta (10) para quinta-feira (11), o manancial aumentou 21 cm, por conta das fortes chuvas em Nazarezinho e região.

O vereador José Rudolph Diniz (PSDC), foi pedido ao MPF a interrupção do racionamento de água na cidade: “Estamos tentando juntos aos órgãos competentes (MPF, ANA, DNOCS, CAGEPA E DAESA), a suspensão temporária do racionamento no abastecimento d’água em Sousa e região de São Gonçalo. O Açude vem recebendo boa recarga e devido as obras ainda não acabadas em sua parede poderá haver desperdício de água, então nada mais justo do que garantir água diariamente nas residências”, disse ele.

As obras do açude ainda não foram concluídas

Em Sousa, há mais de 3 anos existe um racionamento, fazendo com que cada bairro da cidade receba água nas torneiras apenas 3 dias por semana.

COMPORTAS JÁ FORAM ABERTAS NESTA SEMANA

No domingo (07), a liberação de água de uma comporta no açude de São Gonçalo causou revolta da população. Centenas de internautas compartilharam vídeos mostrando a água sendo liberada através da comporta. A água liberada é utilizada para irrigação de agricultores da localidade.

O volume de 209.000 m³, liberados neste final de semana pelo DNOCS seriam suficientes para abastecer toda a população de Sousa durante no minimo 17 dias.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: