header top bar

section content

Açude de São Gonçalo conta com mais de 53% de sua capacidade e obras estão perto de serem concluídas

Apesar de muita água ter sido liberada, o açude de São Gonçalo até esta terça-feira (23), conta com o volume de 53,42% de sua capacidade total.

Por Campelo Sousa

23/04/2019 às 14h23

Obras estão próximas de serem concluídas

As obras de fechamento do dique do Açude São Gonçalo, em Sousa, Sertão do estado, estão quase concluídas. Os serviços foram feitos para que não haja risco iminente de rompimento do açude caso chova muito na região e as águas da transposição do Rio São Francisco cheguem.

Neste ano, choveu bastante no Sertão, o que ocasionou um aumento do volume do açude, e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) anunciou por medida de segurança,  uma operação de controle de nível do açude, procedendo a abertura das comportas da tomada d’água do túnel, mantendo o reservatório com o volume que hoje se encontra.

Apesar de muita água ter sido liberada, o açude de São Gonçalo até esta terça-feira (23), conta com o volume de 53,42% de sua capacidade total.

+ DESPERDÍCIO! Vereador cobra fechamento de comporta de São Gonçalo e fim do racionamento d’água em Sousa

Neste mesmo período de 2018, o açude contava com pouco mais de 50% de sua capacidade.

Se as obras do açude estivessem sido entregues no último prazo dato ao Ministério Público Federal, dia 26 de fevereiro deste ano, o manancial estaria com mais de 60% de sua capacidade total.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: