header top bar

section content

EXCLUSIVO: Idoso é internado em estado grave na UTI do Hospital Regional de Sousa com suspeita de H1N1

De acordo com informações do diretor da UPA, Alex Alves, ainda no domingo (09), o paciente foi transferido da UPA para o HRS e permanece internado.

Por Campelo Sousa

10/06/2019 às 07h56 • atualizado em 10/06/2019 às 12h32

Paciente está internado na UTI do Hospital Regional de Sousa

Um idoso de 60 anos está internado em estado grave na UTI do Hospital Regional de Sousa (HRS), no Sertão do estado, com suspeita de H1N1. Ele está intubado respirando com ajuda de aparelhos.

O paciente deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no domingo (09) onde recebeu atendimento médico. Após realização de exames de imagem através do Raio X, ficou constatado que os pulmões estavam muito comprometidos, além de outros sintomas que levaram os médicos a investigarem um possível caso de H1N1.

O caso deverá ser investigado pela Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba.

A reportagem do Diário do Sertão entrou em contato com a direção da UPA, e segundo Alex Alves, ainda no domingo (09), o paciente foi transferido da UPA para o HRS e permanece internado.

A direção do Hospital Regional de Sousa divulgou nota sobre o caso:

Sintomas
A gripe H1N1, ou influenza A, é provocada pelo vírus H1N1 da influenza do tipo A. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos simultaneamente.

Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º, 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.

Vacinação contra a gripe (Foto: Diário do Sertão)

Como se proteger?

Lavar e higienizar as mãos com frequência.
Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talher, copo e garrafa.
Evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca.
Ter boa alimentação e beber bastante líquido.
Evitar contato com pessoas que estejam com sintomas da gripe.
Manter a sua casa bem arejada.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: