header top bar

section content

FORRÓ DE LUTO! Zé Paraíba o “Rei da Sanfona” morre aos 82 anos no Hospital Regional de Cajazeiras

Familiares informaram que "Zé Paraíba", no ano de 1952, aos treze anos de idade, se destacou ao entrar para o mundo da música

Por Campelo Sousa

22/06/2019 às 11h12

Morreu na manhã desta sábado (22) no Hospital Regional de Cajazeiras, o sanfoneiro José Salete Leite, conhecido como “Zé Paraíba” anos 82 anos. O músico que era natural de São José de Piranhas, no sertão da Paraíba. lutava contra o Mal de Parkinson, mas não resistiu e veio a falecer.

Zé Paraíba era um dos maiores músicos do estado da Paraíba. Um vídeo completo com o DVD de Zé Paraíba gravado em 2015 já recebeu 1,2 milhões de visualizações.

Segundo familiares, o velório e sepultamento serão realizados em São José de Piranhas.

Biografia Zé Paraíba
“Aqui foi onde tudo começou… a vida e a história de um sanfoneiro, conhecido hoje em todo País. José Salete Leite, conhecido como Zé Paraíba. Nascido em São José de Piranhas, no sertão da Paraíba. Filho de José Leite de Oliveira e Gessina Leite de Oliveira.

Zé Paraíba, que no ano de 1952, aos treze anos de idade, entrou para a vida musical, em tudo incentivado por seu pai, Zé Leite, que toca seu ‘oito baixos’ há quarenta anos pelo sertão da Paraíba. … Portanto o menino Zé Paraíba acompanhava seu pai, tocando seu pandeiro e, nos intervalos, Zé Paraíba tocava o ‘oito baixos’ do seu pai.”

Em 1957 ganhou uma sanfona de 48 baixos do pai e rumou para São Paulo até que em 1961 conseguiu gravar seu primeiro LP, indicado por Luiz Gonzaga, após um encontro casual enquanto tocava na feira do Brás, em São Paulo – SP.

Hoje com 50 anos de muito forró e mais de 5 milhões de cópias vendidas. Foi em Brasília – DF, que ele lançou um DVD com alguns de seus sucessos.

DIÁRIO DO SERTÃO

ORÇAMENTO DEMOCRÁTICO ESTADUAL

VÍDEO: Durante ODE, Governo destaca recursos de R$ 297 milhões nas regiões de Catolé, Princesa e Pombal

NO SOL

VÍDEO: Em Sousa, mototaxistas falam sobre corte de árvore no HRS e fazem apelo à prefeitura: “A gente não tem pele de morcego”

FATOR PSICOLÓGICO

VÍDEO: Delegada usa exemplo do caso DJ Ivis e explica o porquê de mulheres não denunciarem agressores

ELEIÇÕES EM SOUSA

EXCLUSIVO: Leonardo revela seu apoio para federal, nega racha com André e comenta saída de Myriam do PSC

Recomendado pelo Google:
error: Alerta: Conteudo Protegido !!