header top bar

section content

Hospital Regional de Sousa atendeu mais de 37 mil pacientes e realizou 878 cirurgias em apenas 06 meses

A Diretora do hospital, Apoliana Ferreira, manteve contato com o Diário do Sertão e divulgou as estatísticas dos atendimentos

Por Campelo Sousa

09/07/2019 às 07h57 • atualizado em 09/07/2019 às 08h03

Apoliana Ferreira, diretora do HRS (foto: DS)

De janeiro a junho de 2019, tivemos a demanda de 37.169 atendimentos (adulto, pediátrico, obstétrico, ortopédico) e urgência e emergência no eixo amarelo e vermelho. Considerando a grande demanda devido ao período sazonal para doenças respiratórias e arboviroses, principalmente no setor de pediatria sendo 52% do valor total. A Diretora do HRS, Apoliana Ferreira, manteve contato com o Diário do Sertão e divulgou as estatísticas dos atendimentos feitos no primeiro semestre.

No que se refere a internações, totalizamos 2.591 pacientes internados nos setores de clínica médica, cínica cirúrgica, traumatológica, UTI, clínica obstétrica e pediátrica. Para uma capacidade instalada de 85 leitos de internação e com taxa de ocupação média de 90%.

Foram realizadas 878 cirurgias (sendo 480 cirurgias gerais, 298 cirurgias de ortopedia, 100 cirurgias de catarata), 1.600 pequenas cirurgias e 597 partos.

Na obstetrícia, além dos 597 partos, realizamos 382 testes do pezinho, 540 testes do coraçãozinho, 393 doses de vacina de hepatite B e 393 doses de vacina BCG. Além dos atendimentos de apoio e incentivo a amamentação e os serviços oferecidos pelo Posto de coleta de Leite Humano.

Equipe do Hospital Regional de Sousa (foto: DS)

Para apoio e diagnóstico, somamos 24.037 exames laboratoriais, 2.111 ultrassonografias, 6.957 radiografias, 378 tomografias, 567 eletrocardiogramas, entre outros como endoscopia, colonoscopia, eco cardiogramas, ETC.

Equipe do Hospital Regional de Sousa

NESSE SEMESTRE, OBTIVEMOS ALGUNS AVANÇOS POR MEIO DE IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES IMPORTANTES PARA A MELHORIA NA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA PRESTADA:

A VISITA MÉDICA HORIZONTAL NA CLÍNICA CIRÚRGICA E UTI, já tínhamos a visita médica horizontal nos setores de clínica médica, clínica pediátrica e obstétrica e vendo as melhorias, implantamos também na clínica cirúrgica e Uti. Esse método, possibilita que o médico diarista acompanhe o paciente desde a sua chegada na internação, evolução e alta.

MÁQUINA DE HEMODIÁLISE NA UTI, A hemodiálise para pacientes que se encontra na UTI está sendo realizada a beira de seu leito, não sendo mais necessário a locomoção do paciente.

Hospital conta com serviço de hemodiálise (foto: assessoria)

SALA DA REDE CUIDAR, um espaço voltado ao acompanhamento de recém-nascidos e crianças cardiopatas, sendo feito o segmento clínico com a pediatra da unidade via teleconferência com a cardiologista da rede.

CONSTRUÇÃO E INSTALAÇÃO DE RESERVATÓRIOS DE ÁGUA, 03 caixas de água, cada uma com capacidade para 5.000 litros de água que serão destinados aos setores centro cirúrgico, Central de Material de esterilização-CME e Clínica Médica.

AQUISIÇÃO DE ENXOVAL HOSPITALAR, buscando atender a grande demanda de procedimentos e pacientes e considerando que a lavanderia hospitalar é um dos serviços de apoio ao atendimento dos pacientes, estamos realizando trimestralmente aquisição de enxoval hospitalar (lençóis, Kits cirúrgicos, toalhas, ETC).

AMBULÂNCIA, por meio da SES/PB adquirimos uma ambulância de suporte avançado, destinada ao transporte de pacientes que necessitam de cuidados móveis intensivos entra a rede hospitalar através de regulação.

Apoliana Ferreira, diretora do Hospital Regional de Sousa (foto: Charley Garrido)

CENTRO CIRÚRGICO, ativação de mais 01 sala cirúrgica, totalizando 04 salas de cirurgias.

EQUIPAMENTOS, por meio da SES/PB adquirimos 01 Desfibrilador para Área vermelha, 01 Bisturi elétrico para o Centro cirúrgico e 01 Aparelho de Eletrocardiograma para o setor de Emergência.

MONITORAMENTO DE TEMPO DE PERMANÊNCIA DOS PACIENTES POR MEIO DO MÉTODO KANBAN, Ferramenta que possibilita monitorar o tempo de permanência de pacientes, buscando reduzir e ampliando a rotatividade dos leitos.

ALTA RESPONSÁVEL, um instrumento aplicado pelo médico responsável pela alta do paciente, no qual é preenchido com as informações mais importantes sobre o dinástico e procedimentos realizados na unidade, bem como, os cuidados que o paciente deve ter após a sua lata, viabilizado assim, que os demais níveis de atenção possam acompanhar o paciente e dar continuidade ao tratamento de saúde.

ACOLHIMENTO PARA PACIENTES DE INTERNAÇÃO o paciente e/ou acompanhante é acolhido no ato da intenção por uma assistente social que informará sobre as normas hospitalares para prevenção de infecções relacionadas a assistência a saúde, horários de visitas, normas para acompanhantes, dúvidas sobre a rotina da instituição, é realizado também a anamnese social, identificação do acompanhante, etc.

PROJETO SEM SAÚDE MENTAL NÃO HÁ SAÚDE, proposta de implementação do serviço de psicologia, visando ampliar os serviços já oferecidos a todos os pacientes internos, sendo estendido a todos os profissionais, oportunizando a estes um espaço de convivência e acolhimento de suas demandas emocionais, auxiliando no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE, serviço fundamental no incremento da qualidade e segurança nos serviços de saúde para controle de incidentes, integração dos setores, articulação dos processos de trabalho e das informações que impactam nos riscos ao paciente.

CAPACITAÇÕES REALIZADAS PELO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE, para técnicos e farmacêuticos do laboratório, Capacitação para o serviço de nutrição e dietética com o tema manuseio adequado de alimentos, Capacitação para condutores do hospital, Palestra na semana de enfermagem e serviço social, Educação Permanente de maneira individual, entre outros. E com planejamento pactuado para o próximo semestre.

SEGUE ABAIXO O DETALHAMENTO DOS ATENDIMENTOS DE JANEIRO A JUNHO DE 2019:

ATENDIMENTOS AMBULATORIAIS TOTAL 37.169
SENDO DIVIDIDOS EM:
Adulto 11.414
Pediátrico 19.356
Obstétrico 3.137
Ortopedia 1.800
Amarelo 1.060
Vermelho 402

INTERNAÇÕES TOTAL 2.591
SENDO DIVIDIDAS EM:
Internações Clínica médica 777
Internações clinica cirúrgica 636
Internações pediatria 368
Internações obstetrícia 680
Internações UTI 130

CIRURGIAS TOTAL 878
SENDO DIVIDIDAS EM:
Cirurgias eletivas 363
Cirurgias urgências 117
Cirurgia de catarata 100
Cirurgia de ortopedia 298
Pequenas cirurgias 1.600

PARTOS 597
TESTE DO PEZINHO 382
TESTE DO CORAÇÃO 540
VACINAÇÃO RN BCG E HEPATITE B 786

*APOIO E DIAGNOSTICO
EXAMES* LABORATORIAIS 24.037
TOMOGRAFIAS 378
USG 2.111
RAIO X 6.957
ENDOSCOPIAS 45
ELETROCARDIOGRAMA 567

Direção Geral.

Recomendado pelo Google: