header top bar

section content

VÍDEO: Fechamento de comarcas na PB volta à tona e deputados sertanejos se mobilizam contra a ameaça

Sindicato diz que Tribunal de Justiça da Paraíba vem concluindo estudo para fechar 16 comarcas em diversas regiões do estado. Deputados se reuniram para impedir

Por Jocivan Pinheiro

25/09/2019 às 14h03 • atualizado em 25/09/2019 às 14h07

A possibilidade de fechamento de comarcas na Paraíba voltou à tona nesta segunda-feira (23), após o Sindicato dos Técnicos e Analistas do Judiciário da Paraíba (Sintaj-PB) afirmar que o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) vem concluindo estudos para fechar 16 comarcas em diversas regiões do estado.

Deputados estaduais já retomaram a luta para tentar impedir o fechamento das comarcas que atingiria mais de 120 mil paraibanos.

“Já imaginou quanto vai ser difícil se tirar a Comarca de Bonito de Santa Fé, que é da nossa região, e outros municípios que também estão passando por essa angústia? Eu acho que nós precisamos nos mobilizar e sensibilizar o presidente do Tribunal de Justiça para que isso não aconteça”, falou a deputada Paula Francinete, da cidade de Cajazeiras.

O deputado Taciano Diniz, da cidade de Itaporanga, disse que o fechamento de comarcas, além de prejudicar a população das cidades sede, sobrecarregará as comarcas das cidades que receberão toda a demanda, ocasionando ainda mais morosidade no julgamento dos processos.

“O intuito é buscar o equacionamento e a manutenção dessas 16 comarcas para que possamos continuar o serviço diretamente à população e não tragamos prejuízo. Será necessária contratação de mais servidores para as comarcas que ficarem remanescentes. Então, no final de tudo não saberemos se existirá essa economia, mas uma certeza de que, se essas comarcas forem fechadas, teremos um prejuízo para os cidadãos que já pagam seus processos para terem acesso à Justiça”.

Deputados paraibanos reunidos para discutirem desinstalação de comarcas

VEJA TAMBÉM

Presidente da OAB-PB anuncia obra em Cajazeiras e tentará reverter remoção da Vara do Trabalho

OAB-PB e ALPB debatem falta de juízes em comarcas no interior da Paraíba

Emocionada, juíza confessa sentir saudade de Cajazeiras e diz que comarcas vão melhorar em breve

O presidente da Assembleia, Adriano Galdino, disse que o Poder Legislativo estadual se reunirá com o presidente do Tribunal de Justiça para que as comarcas não sejam fechadas.

“Cabe a nós deputados fazer esse diálogo porque nós entendemos que o prejuízo para o povo será muito grande. A Justiça ficará mais longe, o povo terá mais custos para buscar a sua justiça naquilo que convém ao nosso povo paraibano”.

Comarca sujeita a desinstalação / Comarca que deverá agregar a desinstalada

Araçagi / Guarabira
Arara / Solânea
Barra de Santa Rosa / Cuité
Bonito de Santa Fé / São José de Piranhas
Cabaceiras / Boqueirão
Cacimba de Dentro / Araruna
Caiçara / Belém
Malta / Patos
Paulista / São Bento
Pilões / Guarabira
Prata / Sumé
Santana dos Garrotes / Piancó
São Mamede / Patos
São João do Cariri / Serra Branca
Serraria / Bananeiras
Brejo do Cruz / Catolé do Rocha

Redação PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: