header top bar

section content

VÍDEO: Advogado relata a origem de Cachoeira dos Índios e explica por que o município tem esse nome

Segundo ele, a cidade se formou a partir do desenvolvimento da agricultura do distrito de Catingueira, que hoje se tornou Cachoeira dos Índios

Por Tanammy Freire

03/01/2020 às 16h18 • atualizado em 03/01/2020 às 16h21

O programa Diversidade em Foco, da TV Diário do Sertão, recebeu o advogado cachoeirense Wanderley Marques, que já foi secretário de Comunicação de Cachoeira dos Índios, para falar sobre a história do município que tem quase 10 mil habitantes.

Pertencente à região de Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano, e fazendo fronteira com Ceará, Cachoeira dos Índios comemorou 58 anos da emancipação política no dia 26 de dezembro de 2019.

Segundo o advogado, a cidade se formou a partir do desenvolvimento da agricultura do distrito de Catingueira, que hoje se tornou Cachoeira dos Índios.

De acordo com Wanderley, o fundador da cidade, capitão Antonio Cândido, buscando conseguir a emancipação política do antigo distrito, colheu assinaturas de várias famílias tradicionais da região, e em meio a lutas e reivindicações, em 26 de dezembro de 1961 Cachoeira dos Índios recebeu sua emancipação.

“Foi a partir do desenvolvimento da agricultura, da produção de rapadura, mel de engenho e farinha. Foi doado um terreno e uma igreja foi fundada. Mas foi o capitão Antônio Cândido, que buscando emancipação política, coletou assinaturas das famílias tradicionais da região”, disse.

VEJA TAMBÉM

Cachoeira dos Índios celebra 58 anos de emancipação com shows de quatro bandas em praça pública

A mudança no nome do antigo distrito para o que é hoje se deu pelo fato de já haver uma cidade na Paraíba com o nome de Catingueira. Pela existência do homônimo, decidiu-se escolher outro nome para a cidade.

Wanderley diz que a escolha do nome teve relação com o fato de dizerem que o Alto Sertão paraibano teria sido habitado por índios, e para melhorar ainda mais a estética o nome escolhido foi Cachoeira dos Índios.

“Existia outra cidade chamada Catingueira, e por isso foi necessário escolher outro nome. E o motivo da escolha foi por acreditar que o alto sertão teria sido habitado por índios. Não tinha cachoeira lá, mas o nome teria ficado mais bonito assim, então foi decidido que Catingueira passaria a se chamar Cachoeira dos índios”, concluiu Wanderley.

Redação DIÁRIO DO SERTÃO V

Recomendado pelo Google: