header top bar

section content

VÍDEO: Arqueólogo visita cidade do Vale do Piancó em busca de vestígios de antigos povos da região

Urnas que comprovariam a passagem de tribos foram encontradas na região do Vale

Por Tanammy Freire

07/01/2020 às 17h35 • atualizado em 07/01/2020 às 17h36

Um arqueólogo visitou a cidade de Piancó, no Vale do Piancó, Sertão paraibano, para buscar vestígios de que índios haviam habitado aquela região. O diretor da rádio Nativa FM, Esmaildo Pereira, em contato com a TV Diário do Sertão durante o programa Olho Vivo, deu detalhes dessa visita.

Segundo ele, Piancó é uma cidade com muitos registros históricos, o que teria atraído a visita do coordenador do Laboratório de Arqueologia e Paleontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o arqueólogo, historiador e professor Juvandir Souza.

De acordo com Esmaildo, o objetivo da visita foi verificar o que se sabe acerca dos antigos habitantes da região, principalmente para descobrir quais grupos indígenas ali viveram. Além disso, o arqueólogo teria conhecido as ruínas do antigo convento dos capuchinhos.

VEJA TAMBÉM 

Municípios do Vale do Piancó receberam quase R$ 10 milhões do último leilão do pré-sal de 2019

Esmaildo disse também que o arqueólogo irá voltar para mais estudos e trará a sua equipe para maiores análises. Apesar de sua visita e de um futuro retorno a Piancó, o destino do arqueólogo seria a cidade de Serra Grande, onde foram encontradas urnas indígenas que comprovariam que os índios teriam habitado o Vale do Piancó.

“Ele gostou do que viu e marcou um retorno nos próximos dias. Ele trará sua equipe para analisar o que foi encontrado aqui em Piancó. Porém, seu principal destino será Serra Grande, onde foram localizadas urnas indígenas que comprovam que povos indígenas habitaram o Vale do Piancó”.

Redação DIÁRIO DO SERTÃO 

Recomendado pelo Google: