header top bar

section content

VÍDEO: Pescador denuncia pesca ilegal em açudes de Cajazeiras e cobra providências das autoridades

Segundo o pescador, desconhecidos estariam burlando a proibição do Período de Defeso e pescando peixes e camarões durante a noite

Por Jocivan Pinheiro

28/01/2020 às 16h49 • atualizado em 28/01/2020 às 17h02

O pescador José Vieira está preocupado com a prática de pesca irregular no açude Engenheiro Avidos, mais conhecido como Boqueirão de Piranhas, e no Açude Grande de Cajazeiras.

O primeiro manancial fica na zona rural de Cajazeiras, no distrito de Engenheiro Avidos, e é o maior do Alto Sertão paraibano, responsável por abastecer vários municípios. Já o segundo está localizado no Centro da cidade e sua água não tem condições para consumo humano.

Segundo o pescador, desconhecidos estariam burlando a proibição do Período de Defeso e pescando peixes e camarões durante a noite, tanto em Boqueirão como no Açude Grande. Ele procurou a TV Diário do Sertão para fazer um alerta às autoridades fiscalizadoras.

VEJA TAMBÉM

Homem se surpreende ao pegar peixe de mais de 90 kg em açude da região de Catolé do Rocha

Açude de Boqueirão

O Período de Defeso é aquele em que os animais se reproduzem, por isso a pesca e a comercialização é proibida justamente para garantir a proteção da espécie. Segundo a Guarda Municipal, são três os períodos a cada ano: 11 a 16 de janeiro, 10 a 15 de fevereiro e 10 a 15 de março. Durante esse período, pescadores recebem auxílio financeiro do Governo Federal para não precisarem pescar.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: