header top bar

section content

Em Sousa e Cajazeiras, inicio da estação chuvosa começa entre os dias 5 e 15 de fevereiro

Rodrigo disse que esse ano será bom para os pequenos agricultores e que barreiros poderão sangrar

Por Campelo Sousa

04/02/2020 às 11h04

Chuvas em diversas cidades do Sertão

A estação chuvosa está prestes a começar no Sertão.

Segundo o físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira, entre esta quarta-feira (05) e o dia 15 de fevereiro, está prevista o incio da estação chuvosa em Sousa e Cajazeiras.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Chuvas voltarão à Sousa e açude de São Gonçalo poderá receber boa carga para todo o ano de 2020

Ainda de acordo com o estudioso, o ano de 2020 será de chuvas dentro da normalidade na maioria das localidades do Cariri, Sertão e Altos Sertão da Paraíba, no entanto, em algumas localidades as chuvas poderão ficar acima da média devido a fenômenos como convecção localizada.

A previsão do estudioso Rodrigo Cézar Limeira é de um ano com formação de muita pastagem, bom para lavouras de feijão, algodão e até de milho em algumas localidades, com enchimento de muitos barreiros inclusive na região de Sousa.

AÇUDES DA REGIÃO

Ele afirmou também que será um ótimo ano para encher e sangrar barreiros em Sousa, e que o açude de São Gonçalo, manancial que abastece a cidade, terá uma ótima recarga que dará para suprir a necessidade da cidade durante todo o ano.

Rodrigo disse que esse ano será bom para os pequenos agricultores: “Esse ano será um bom ano para a pastagem, lavouras de feijão, algodão e para a plantação de milho na comunidade do Massapê dos Dias em Sousa.”

Para o Complexo Coremas/Mãe d’ Água, o maior reservatório do Sertão, a previsão de Rodrigo Limeira é de recarga superior a 70 milhões de metros cúbicos de água em 2020. Os dois reservatórios juntos armazenam aproximadamente 1 bilhão 365 milhões de metros cúbicos de água, os dois mananciais são os maiores da Paraíba.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: