header top bar

section content

VÍDEO: Chuvas voltarão à Sousa e açude de São Gonçalo poderá receber boa carga para todo o ano de 2020

Para o Sertão, as chuvas ocorrerão dentro da normalidade e em alguns cidades acontecerá acima da média

Por Campelo Sousa

31/01/2020 às 09h56

As chuvas isoladas que estão sendo registradas nos últimos dias na Paraíba devem se estender aos poucos no Sertão e Alto Sertão, afirma o físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira.

Em contato com o Portal e TV Diário do Sertão, Rodrigo disse que uma onda planetária de energia em altos níveis na atmosfera do Nordeste, associada ao sinal positivo para chuvas da Oscilação Meddem/Julian, juntamente com o Oceano Atlântico Sul bem quente na altura da costa leste do Nordeste, irá contribuir para o início da estação chuvosa.

VEJA TAMBÉM

Meteorologista prevê o retorno das chuvas a Patos e recarga superior a 70 milhões de m³em açude

Para o Sertão, as chuvas ocorrerão dentro da normalidade e em alguns cidades acontecerá acima da média, e a Estação chuvosa começa entre 05 e 15 de fevereiro.

Ele afirmou também que será um ótimo ano para encher e sangrar barreiros em Sousa, e que o açude de São Gonçalo, manancial que abastece a cidade, terá uma ótima recarga que dará para suprir a necessidade da cidade durante todo o ano.

Rodrigo disse que esse ano será bom para os pequenos agricultores: “Esse ano será um bom ano para a pastagem, lavouras de feijão, algodão e para a plantação de milho na comunidade do Massapê dos Dias em Sousa.”

Para o Complexo Coremas/Mãe d’ Água, o maior reservatório do Sertão, a previsão de Rodrigo Limeira é de recarga superior a 70 milhões de metros cúbicos de água em 2020. Os dois reservatórios juntos armazenam aproximadamente 1 bilhão 365 milhões de metros cúbicos de água, os dois mananciais são os maiores da Paraíba.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: