header top bar

section content

Jeová requer do governo a construção de um canal para levar água ao Açude Lagoa do Arroz, em Cajazeiras

A obra beneficiaria as populações das cidades de Cajazeiras, Triunfo, Santa Helena, Sousa e São João do Rio do Peixe.

Por Diário do Sertão com Assessoria

18/03/2020 às 13h50

Deputado estadual Jeová Campos (PSB)

Um canal ou adutora que leve água do reservatório Tambor, situado em um dos pontos de entrega do Trecho IV – Ramal do Apodi (parte do projeto de integração das bacias do Rio São Francisco) até o Açude Lagoa do Arroz, no município de Cajazeiras, foi tema de um requerimento do deputado estadual Jeová Campos (PSB).

O parlamentar pede que sejam enviados os documentos ao governador João Azevedo, ao presidente da Agência Estadual de Águas – AESA, e ao Secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, para viabilizar o pleito que tem o objetivo de melhor utilizar as águas da transposição que chegarão.

A solicitação surgiu de uma demanda da Associação Comunitária de Angicos/Abreu durante audiência pública da ALPB na cidade de Sousa. A entidade pedia que fosse construído um canal para levar água da barragem Caiçara até o Açude Lagoa do Arroz. A obra beneficiaria as populações das cidades de Cajazeiras, Triunfo, Santa Helena, Sousa e São João do Rio do Peixe. Com o encaminhamento do pleito ao Ministro do Desenvolvimento Regional, o gabinete de Jeová Campos recebeu a informação de que o referido Ministério e a operadora federal da obra só têm responsabilidade sob as águas até os pontos de entrega, sendo o estado responsável pelos volumes necessários e destino da água a partir daí.

A sugestão de levar água do reservatório de Tambor, localizado no município de Cachoeira dos Índios, até a Lagoa do Arroz, em Cajazeiras, foi feita pelo próprio Ministério, em documento enviado ao gabinete do parlamentar. “Em resposta ao nosso requerimento, o Ministério nos enviou ofício dizendo que o trecho solicitado já se encontra em sua fase final e que não havia ´previsão de derivação para levar água até o Açude Lagoa do Arroz. Mas, também foi dito que a possibilidade pode ter sucesso no Trecho IV – Ramal do Apodi, sendo essa uma demanda que cabe ao planejamento do estado receptor das águas”, disse Jeová, explicando porque está encaminhando o requerimento agora ao Governo Estadual.

Recomendado pelo Google: