header top bar

section content

VÍDEO: Engenheiro do DNOCS explica por que comportas do açude Engenheiro Avidos foram abertas

A abertura das comportas de Boqueirão de Piranhas, na tarde de quinta-feira, surpreendeu os moradores, que imaginaram se tratar de algum problema mecânico

Por Jocivan Pinheiro

04/04/2020 às 22h38 • atualizado em 04/04/2020 às 22h45

A abertura das comportas do açude Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas), na tarde de quinta-feira (2), surpreendeu moradores do distrito de Boqueirão, em Cajazeiras.

Muitos não entenderam o que estava acontecendo e imaginaram que se tratava de algum problema mecânico que abriu as comportas acidentalmente e isso estava desperdiçando água.

Porém, o engenheiro civil André Sarmento, chefe do setor de Recursos Hídricos da Coordenadoria Estadual do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) na Paraíba, explicou ao Diário do Sertão que tudo não passou de um teste nas duas comportas radiais da barragem, que ficaram abertas por apenas 15 minutos.

VEJA TAMBÉM

Levantamento da Aesa revela que Cajazeiras é a cidade onde mais choveu este ano na Paraíba

André disse que as comportas foram abertas com uma lâmina de 2,30 metros e que no local foi realizada manutenção elétrica e lubrificação das comportas por técnicos do próprio DNOCS.

Atualmente o volume do açude Engenheiro Avidos, que abastece Cajazeiras e alguns municípios da região, é de 125.982.791 m³, o que equivale a 42,91% da sua capacidade máxima, que é 293.617.376 m³, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: