header top bar

section content

VÍDEO: Barragem na região de Patos tem risco de rompimento e deixa cidade do Vale do Piancó em alerta

Ao Diário do Sertão, o comandante do 3º Comando Regional Bombeiro Militar com sede em Patos, Coronel Saulo disse que militares realizam o monitoramento

Por José Dias Neto

28/04/2020 às 09h48 • atualizado em 28/04/2020 às 09h51

A barragem de Pedra Lisa localizada no Distrito de Palmeira município de Imaculada na região de Patos corre o risco de rompimento, e o perigo colocou a cidade de Olho D’água no Vale do Piancó em alerta desde a tarde desta segunda-feira (27).

Ao Diário do Sertão, o comandante do 3º Comando Regional Bombeiro Militar com sede em Patos, Coronel Saulo confirmou o perigo eminente e disse que a barragem está sendo monitorada.

“A partir de momento que tivemos acesso ao local, passamos a monitorar até que qualquer tipo de risco seja cessado. Passamos a noite no local, nos revezando o monitoramento, e recebemos reforço nas equipes”, afirmou.

O manancial está sangrando e caso haja o rompimento a água poderá atingir casas e desabrigar famílias na cidade de Olho D’água.

VEJA MAIS:

VÍDEO: Forte chuva alaga casa na cidade de Pombal e proprietário faz apelo emocionante; veja como ajudar

Barragem da Pedra Lisa em Imaculada. Foto: Divulgação AESA-PB

O Coronel Saulo ainda disse que estará recebendo reforços de equipes do Corpo de Bombeiros de Cajazeiras, Sousa, Itaporanga, Patos, Campina Grande e João Pessoa.

“A situação é que o manancial continua sangrando, a estrutura ainda carece da emissão de laudos de avaliação de especialistas. Mas montamos toda uma estrutura tanto de monitoramento no local, como também de resposta no município de Olho D’água. Torcemos muito que o desfecho seja o melhor possível”, disse.

De acordo com dados disponíveis no site da AESA, fortes chuvas que caíram na região desde o início do ano fizeram com que a barragem alcançasse a marca de 6.068.069 m³ de água, que correspondem a 123% da capacidade total do reservatório, que é de 4.929.420 m³.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: