header top bar

section content

Meteorologista prevê muita chuva para as regiões de Sousa e Cajazeiras na segunda quinzena de maio

Segundo Rodrigo Limeira, entre os dias 15 e 30 de maio, deverão ocorrer boas chuvas nas principais cidades do Sertão

Por Campelo Sousa

05/05/2020 às 14h20

Chuvas no alto Sertão (Foto: Diário do Sertão)

Mais chuvas deverão atingir o Sertão da Paraíba ainda esse mês.

Uma nova onda planetária de energia em altos níveis na atmosfera e com sinal positivo para chuvas, deverá atingir as regiões Norte e Nordeste do Brasil na segunda quinzena de maio é o que afirma o físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: após nove anos de espera, população comemora sangria de açude São Gonçalo no município de Sousa

Cajazeiras ultrapassa 1,5 mil milímetros de chuva e açude Engenheiro Ávidos chega a quase 50% do volume

Segundo Rodrigo,  a expectativa é de muita chuva em cidades importantes do Sertão como Patos, Pombal, Sousa, Cajazeiras, São Bento e também Vale do Piancó e Cariri do Estado.

A última onda planetária associada ao sinal positivo para chuvas da Oscilação Maddem-Juliam, provocou muita chuva entre os dias 13 e 25 de abril, essa onda passou e desde o dia 27 aproximadamente está atuando uma onda planetária com sinal negativo para chuvas, fato que resultou numa grande redução das chuvas no Semiárido do setor norte do Nordeste.

Esse ano, as chuvas foram muito boas em Sousa e Cajazeiras. O município de Cajazeiras, permaneceu registrando fortes chuvas durantes vários dias está no topo do ranking das cidades com maiores índices pluviométricos no ano de 2020 na Paraíba. Foram registradas cerca de 1.522,4 mm.

Em Sousa, até esta terça-feira (05), já choveu o acumulado de 943,5mm, fazendo com que após nove anos o açude de São Gonçalo sangrasse.

Segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), até este sábado (02), Cajazeiras já registrou 1.522,4 mm.

As condições para precipitação pluviométrica na região estarão favoráveis, então de acordo com o meteorologista, entre os dias 15 e 30 de maio poderão ocorrer grandes chuvas.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: