header top bar

section content

Prefeito de Triunfo firma acordo com Ministério Público para não destinar resíduos sólidos aos lixões

Prefeito deverá também firmar Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Promotoria de Justiça local com atribuições na área de defesa do meio ambiente

Por Gecom-TJPB

10/09/2020 às 20h47 • atualizado em 10/09/2020 às 20h50

Zé Mangueira, prefeito de Triunfo

O desembargador Ricardo Vital de Almeida homologou o acordo de não persecução penal celebrado entre o Ministério Público estadual e o prefeito do município de Triunfo, José Mangueira Torres. Pelo acordo, o gestor se compromete, até o dia 1º de dezembro de 2020, a não destinar os resíduos sólidos do Município de Triunfo para lixões, aterros controlados, ou outra forma não autorizada pela Lei n° 12.305/2010.

Deverá, ainda, no prazo de 30 dias, firmar Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Promotoria de Justiça local com atribuições na área de defesa do meio ambiente para, no prazo máximo de cinco anos, recuperar a área degradada pela aposição inadequada de resíduos sólidos no Município de Triunfo. Já no prazo de 90 dias, deverá apresentar o cronograma e atos que serão praticados para encerramento dos lixões.

VEJA TAMBÉM: Município de Bernardino Batista cumpre TAC e acaba com Lixão antes do prazo

O acordo de não persecução penal é previsto no artigo 18 da Resolução nº 181/2017 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O texto dispõe que não sendo o caso de arquivamento, o Ministério Público poderá propor ao investigado acordo de não persecução penal quando, cominada pena mínima inferior a quatro anos e o crime não for cometido com violência ou grave ameaça a pessoa.

“Se estiverem preenchidos os requisitos previstos no artigo 18 da Resolução 181/2017 do Conselho Nacional do Ministério Público, impõe-se a homologação de acordo de não persecução penal celebrado entre o Parquet e o atual prefeito de Triunfo”, destacou o desembargador Ricardo Vital em sua decisão.

Confira aqui a decisão.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: