header top bar

section content

Prefeitura de São José de Piranhas monta força-tarefa para evitar 2.ª onda da Covid-19

"Aqui no Sertão, a taxa de ocupação de leitos de UTI de Covid-19 está acima de 90%, então se cuidem gente! porque não queremos perder mais nenhum piranhense para essa doença terrível”, disse o prefeito Chico Mendes.

Por Diário do Sertão com Assessoria

17/12/2020 às 16h33 • atualizado em 17/12/2020 às 16h39

A Secretaria de Saúde do município de São José de Piranhas está fazendo um planejamento para prevenir uma segunda onda do Novo Coronavírus

A Prefeitura de São José de Piranhas, Região de Cajazeiras, se organiza para fortalecer as ações de enfrentamento ao Novo Coronavírus. O objetivo é prevenir uma possível nova onda, mas para isso, pede o engajamento da população nessa luta. Tendo como exemplo muitas cidades paraibanas que já estão vivendo uma segunda onda da doença, a Prefeitura junto à Secretaria Municipal de Saúde segue trabalhando firme no combate à pandemia.

Por determinação do prefeito Chico Mendes, já está sendo realizado um planejamento para as ações de vacinação contra a Covid-19. Mesmo que a chegada das vacinas ainda não tenha prazo e nem marca definida, a gestão entende que precisa ser feito esta elaboração de plano para que, quando houver a aprovação, assim como, a disponibilização para os municípios, haja mais agilidade para a imunização da população.

VEJA TAMBÉM

Prefeito de São José de Piranhas tem mais uma prestação de contas aprovada por unanimidade no TCE-PB

De acordo com a secretária de saúde, se porventura, houver uma nova onda da doença, já estão sendo planejadas todas as medidas necessárias. Ela lembrou que os meios de prevenção devem continuar sendo observados pela população: “Embora haja muito avanço na parte dos estudos, o importante, ainda, são as ações do respeito ao distanciamento social, uso da máscara e álcool em gel”, enfatizou a secretária Neuma Cavalcanti.

Combate à Pandemia – Atualmente o município conta com o Centro Municipal de Enfrentamento à Covid-19, com equipe de enfermagem e médico. Funciona de segunda a sábado, das 7h às 17h, onde é feito o atendimento ao paciente com triagem, realização de teste rápido e RT-PCR (Swab), conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.

É importante saber que nas 10 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, no SAMU e no Hospital Municipal, Dr. Oséas Alves Mangueira, existem equipes preparadas para atendimento dos pacientes.

Vale salientar que em casos graves, o Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU) deve ser acionado. A referência do município para os casos graves é o Hospital Regional de Cajazeiras.

A vigilância sanitária atua na fiscalização nos períodos da manhã, tarde e noite. A cidade conta ainda com o grupo de rastreamento, composta por equipe multiprofissional.

“Estamos em um momento diferente daquele inicial, nós avançamos bastante nas estratégias e formas de enfrentamento à pandemia, mas lembramos que a melhor opção ainda é a prevenção, aqueles cuidados que toda a população já conhece. Aqui no Sertão, a taxa de ocupação de leitos de UTI de Covid-19 está acima de 90%, então se cuidem gente, porque não queremos perder mais nenhum piranhense para essa doença terrível”, advertiu o prefeito Chico Mendes.

Recomendado pelo Google: