header top bar

section content

Cajazeirense ex-combatente da Segunda Guerra Mundial morre em Recife-PE; ele era de família tradicional

Segundo familiares, após o período militar, José Lins se dedicou à educação, se tornando professor doutor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Por José Dias Neto

28/12/2020 às 18h44 • atualizado em 28/12/2020 às 18h47

José Lins era natural de Cajazeiras, da tradicional família Rolim, último dos irmãos vivos do memorável padre Raymundo Honório Rolim, que faleceu em 2018. Foto: Arquivo da família

O ex-combatente da Segunda Guerra Mundial, José Lins Rolim, 99 anos, faleceu neste domingo (27) em sua residência na capital pernambucana, Recife, em decorrência de causas naturais. José Lins era natural de Cajazeiras, da tradicional família Rolim, último dos irmãos vivos do memorável padre Raymundo Honório Rolim, que faleceu em 2019.

De acordo com informações de familiares, José Lins Rolim foi voluntário da Força Expedicionária Brasileira (FEB), embarcou para a Itália para combater na Segunda Guerra Mundial, mas não esteve presente em nenhuma batalha, porque dias depois de desembarcar na Alemanha foi sorteado para retornar ao Brasil.

VEJA MAIS:

VÍDEO: Morre em João Pessoa, Padre Raymundo Rolim; Diocese de Cajazeiras define local do sepultamento

Morre em Cajazeiras soldado que lutou na II Guerra Mundial e escreveu livro sobre o campo de batalha

José Rolim (identificado na imagem) ao lado de seus pais e irmãos, quando da ordenação de Padre Raymundo. Foto: Arquivo da família

No retorno, ficou na base da FEB no Rio Grande do Norte, local de decolagem dos aviões que rumavam à Europa e ficou conhecida como o “Trampolim da Vitória”.

Segundo familiares, após o período militar, José Lins Rolim se dedicou à educação, se tornando professor doutor da Universidade Federal de Pernambuco.

José Lins Rolim faleceu aos 99 anos em Recife-PE. Foto: Arquivo da família

José Lins Rolim nasceu em 14 de outubro de 1921 e deixou três filhos.

O corpo do cajazeirense foi cremado nesta segunda-feira (28) no cemitério Morada da Paz em Recife-PE.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: