header top bar

section content

Meteorologista prevê chuvas abaixo da média para os meses de março, abril e maio no Sertão

Segundo Rodrigo Limeira, as chuvas deverão ser irregulares na região, e numa quantidade que poderá ficar abaixo do normal

Por Campelo Sousa

01/03/2021 às 11h02

Chuvas em Sousa e mais cidades da região

O físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira, afirmou que a quadra chuvosa do Semiárido do setor norte do Nordeste deverá ter chuvas variando de normais a abaixo da média esse ano. O principal motivo é a temperatura abaixo do normal das águas superficiais do Oceano Atlântico Sul na altura da costa leste do Nordeste nos primeiros meses de 2021.

Segundo o estudioso, cerca de 80% das chuvas que ocorrem na citada região, são provocadas por umidade que vem do referido oceano. Com o mesmo frio durante boa parte da estação chuvosa do Semiárido da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco e norte da Bahia e porção central do Piauí, as chuvas no interior desses estados ao longo da quadra de fevereiro a maio tendem a ficar abaixo da média, fato que vem sendo observado.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Chuva alaga ruas e invade casas em cidades do Vale do Piancó; moradores pedem providências

Além disso, as águas superficiais do Oceano Atlântico Norte também estão mais quentes que o normal para a época, algo que é desfavorável para as chuvas nesse setor do Semiárido, pontua o físico.

Mesmo num ano de La Niña as chuvas deverão ser irregulares na região, e numa quantidade que poderá ficar abaixo do normal no Semiárido dos mencionados estados, inclusive nos meses de março, abril e maio, pontua o estudioso.

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: