header top bar

section content

VÍDEO: São José de Piranhas adere a consórcio para obter vacinas e prefeito explica como vai funcionar

O consórcio nacional dará suporte aos municípios de todo o Brasil caso o Plano Nacional de Imunização do Governo Federal não consiga suprir a demanda nacional

Por Jocivan Pinheiro

05/03/2021 às 17h04 • atualizado em 05/03/2021 às 17h37

O município de São José de Piranhas aderiu a um consórcio público formado por prefeitos de todo o Brasil para aquisição de vacinas contra a Covid-19.

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) definiu os trâmites para que o consórcio seja instalado até 22 de março. O consórcio dará suporte aos municípios caso o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Governo Federal não consiga suprir a demanda nacional.

O prefeito de São José de Piranhas, Chico Mendes (Cidadania), explica que as vacinas só serão distribuídas pelo consórcio após o Governo Federal cumprir com seus compromissos de aquisição de vacinas junto a laboratórios internacionais.

“Tão somente a partir do final de novembro para começo de dezembro é possível algum município do Brasil começar a conseguir vacinas”, disse o prefeito.

VEJA TAMBÉM

Prefeito de Monte Horebe adere a consórcio nacional para obter vacinas para toda a população

Ainda segundo Chico Mendes, o consórcio deverá levar, no mínimo, 120 dias para ser consolidado, “então não há esse milagre de ter vacina fácil nos municípios. Um remédio é inevitável: cuidem-se, protejam-se, sigam os protocolos da Organização Mundial de Saúde, da Secretaria de Saúde do Município e do seu Estado”, acrescentou o prefeito.

Para participar, o município deve aderir à iniciativa, sem custo nenhum, até esta sexta-feira (05), em formulário específico disponível no site da FNP. A FNP reúne as 412 cidades com mais de 80 mil habitantes, mas os municípios que estão fora desse escopo também poderão participar. Até o momento, mais de 100 municípios já indicaram intenção de participar, entre eles Monte Horebe, que fica no Alto Sertão paraibano.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: