header top bar

section content

VÍDEO: Ortodontista sousense tira dúvidas e responde se canal pode prejudicar ou não os dentes

O especialista revelou também que em alguns casos as cáries acabam comprometendo a estrutura dental

Por Campelo Sousa

10/03/2021 às 16h03 • atualizado em 10/03/2021 às 16h04

O ortodontista sousense Felipe Vieira em seu comentário no Direto ao Ponto no Diário do Sertão, desta semana respondeu mais uma pergunta enviada pelos internautas.

A dúvida da vez foi a seguinte: Realizar canal enfraquece os dentes?

De acordo com Felipe Vieira, o canal não enfraquece os dentes: “O canal é a remoção de um tecido que existe dentro do dente, a poupa dentária que é um tecido vivo que responde a dor, calor, ao frio, é um pequeno nervo. Então a poupa do dente é removida e inserida dentro de um material chamado guta percha”, pontuou.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Ortodontista sousense fala das vantagens e desvantagens da resina e porcelana

O especialista revelou também que em alguns casos as cáries acabam comprometendo a estrutura dental:

“O grande problema é que na maioria das vezes quando o paciente necessita fazer um canal ele já tem alguma cárie que prejudica a estrutura dental, na maioria das vezes o paciente já tem alguma perda óssea, algum trauma e o dente que está inserido nosso está danificado, mas o canal por si só, o procedimento do tratamento endodôntico não enfraquece o dente”, finalizou.

Procedimento de remoção da polpa do dente, mais conhecido como canal

COMO É FEITO?

Bastante popular, o canal é feito na remoção da polpa inflamada do dente e na desinfecção do local. A polpa é um tecido mole onde estão os nervos e os vasos sanguíneos. Fica no interior do dente e se estende da coroa até a ponta da raiz inserida na inervação da mandíbula e da maxila.

Por estar localizada em uma parte mais profunda do dente, qualquer lesão na polpa causa extremo desconforto. Os sintomas mais comuns de que há algo errado ali são dores, que podem até irradiar para a face, inchaço e sensação de latejamento.

Felipe Vieira, ortodontista sousense

CONTATO
Mande suas dúvidas para o Dr. Felipe Vieira, através dos perfis no Instagram @clinicafelipevieira e @felipevieira.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: