header top bar

section content

VÍDEO: Tenente do Corpo de Bombeiros explica situação de açude, na zona rural de São José de Caiana

O bombeiro disse que esteve no local na manhã desta segunda-feira (15) e constatou que a população deve se acalmar.

Por Luiz Adriano

15/03/2021 às 18h46 • atualizado em 15/03/2021 às 18h52

O tenente Augusto que pertence ao Corpo de Bombeiros de Itaporanga, na região do Vale do Piancó, falou ao Programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão na edição desta segunda-feira (15) e comentou a respeito do Açude ‘Dois Irmãos’, localizado na zona rural do município de São José de Caiana, o qual, devido às chuvas caídas neste fim de semana na cidade, apresentou indícios de um possível rompimento.

O bombeiro disse que esteve no local na manhã desta segunda-feira (15) e constatou que a população deve se acalmar porque o açude não está mais apresentando ameaça de rompimento. Ele destacou o trabalho realizado pelo prefeito de São José de Caiana junto a moradores da localidade neste domingo (15). “Em uma visita que fizemos hoje pela manhã foi constatado que o perigo deu uma aliviada. O pessoal pode ficar mais tranquilo. Só se houver uma chuva com um enorme porte como foi nesse final de semana, ai pode ser que a gente comece a ficar preocupado de novo e pode haver um arrombamento da barragem, mas por enquanto, tá mais tranquilo a situação”, explicou.

VEJA TAMBÉM

Após fortes chuvas, açude no Vale do Piancó corre risco de se romper

Augusto deu detalhes de como seria se caso houvesse um rompimento no Açude ‘Dois Irmãos’: “Se esta barragem chegasse a estourar, o caminho que a água iria percorrer provavelmente seria aqui para o açude Cachoeira dos Alves que abastece aqui a região de Itaporanga, um açude de uma enorme capacidade, mas que também aguenta um grande volume de água. Caso esse Açude viesse a se romper também, ele iria desaguar no Rio Piancó que passa aqui bem pertinho da nossa cidade, e ai alagaria uma grande parte da região que é circulada pelo rio”, pontuou o bombeiro.

Açude ‘Dois Irmãos’, em São José de Caiana, no Vale do Piancó. (Foto: Reprodução/ Diamante Online).

O profissional explicou que técnicos da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), darão a nota técnica devida quanto a situação atual da barragem.

Ao todo, foram quase 200 milímetros de chuva da madrugada do sábado para o domingo na região. Neste domingo (14), o prefeito de São José de caiana, Manoel Moleque, com a ajuda de moradores da localidade, abriu um novo sangradouro no açude para dar vazão ao volume de água. “Utilizamos duas máquinas retroescavadeiras, e contamos com a ajuda de dezenas de voluntários para que pudéssemos minimizar os riscos de rompimento deste açude”, explicou o gestor.

O tenente Augusto do Corpo de Bombeiros de Itaporanga no programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: