header top bar

section content

Família faz velório e cortejo de mulher que morreu vítima da COVID-19 em Sousa

O resultado positivo para Covid-19 saiu nesta quarta-feira (24).

Por DIÁRIO DO SERTÃO

24/03/2021 às 15h48

Número de mortes pela Covid seguem aumentando em todo o país

Uma idosa de 65 anos morreu nesta segunda-feira (22) vítima do novo coronavírus em Sousa, Sertão da Paraíba. Com essa morte, o município chega aos 80 óbitos causados pela doença.

A idosa que morava no Bairro Alto Capanema passou mal, apresentava tosse há vários dias e desconforto respiratório. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi ao local, a paciente estava em parada cardiorrespiratória, foram realizadas manobras de reanimação, mas ela não resistiu e acabou falecendo.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Empresário revela o que causou a explosão do tambor que matou mecânico, dono de oficina em Sousa

Médica ameaçada
A médica do SAMU que esteve na ocorrência preencheu a Declaração de Óbito (DO) e a causa da morte foi Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Um familiar, ao saber que a paciente era suspeita da COVID-19, tentou agredir a médica e foi necessária a presença da polícia militar no local.

Velório e sepultamento
Mesmo sendo uma morte suspeita do novo coronavírus, a funerária liberou o material e a família realizou o velório da idosa, depois o corpo seguiu em cortejo até o cemitério onde ocorreu o sepultamento sem qualquer medida de restrição.

Profissionais da vigilância epidemiológica do município realizaram a coleta através do exame Swab e o resultado positivo para Covid-19 saiu nesta quarta-feira (24).

Segundo o Ministério da Saúde Pública no Brasil e de acordo com o protocolo, os falecidos devido ao novo coronavírus podem ser enterrados ou cremados, mas os velórios e funerais de pacientes confirmados ou suspeitos da doença, não são recomendados. Neste caso, o risco de transmissão também está associado ao contato entre familiares e amigos.

Boletim epidemiológico
Segundo boletim divulgado pela secretaria de saúde nesta terça-feira (23), o município de Sousa já estava com 79 óbitos, sendo que dois em investigação. Cinco pacientes estão em leitos de enfermaria e 02 em UTI.

Os casos confirmados até a noite de terça-feira (23), são 5.945 e os recuperados 5.664.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: