header top bar

section content

VÍDEO: Sem mortes por Covid-19, cidade da região de Cajazeiras se destaca como ‘ilha de vida’ na região

Medidas mais restritivas, aliadas à conscientização da população, foram essenciais para o controle da pandemia, bem como a implantação do programa "Mais Saúde"

Por Jocivan Pinheiro

05/06/2021 às 19h49 • atualizado em 05/06/2021 às 20h48

Apenas um município da região de Cajazeiras não registrou nenhuma morte em decorrência da Covid-19 até este momento da pandemia.

Bernardino Batista, localizado no Sertão da Paraíba, na divisa com o Ceará, ainda resiste. Com relação a óbitos, é considerada uma ‘ilha de vida’ em meio à pandemia do novo coronavírus, pois até o momento nenhum batistense perdeu a vida para a Covid-19.

A cidade, chamada pelos moradores de ‘Serra do Padre’, tem uma população estimada em 3.536 habitantes. De acordo com o último boletim, já registrou 273 casos desde o início da crise sanitária, dos quais 267 já se recuperaram da doença.

Segundo o prefeito Aldo Andrade, medidas restritivas, aliadas à conscientização da população, foram essenciais para o controle da crise, bem como a implantação do programa Mais Saúde.

“Tivemos algumas iniciativas com resultados positivos e por isso chegamos a esse patamar de podermos dizer que nosso município continua e vai continuar sem nenhum óbito”, enfatizou.

VEJA TAMBÉM

Monte Horebe, na região de Cajazeiras, evita colapso de saúde e amplia ações contra a Covid-19

Prefeito de Bernardino Batista, Aldo Andrade

Mas o cenário regional é crítico. Com aumento de contaminações, elevação da taxa de contágio e ocupação total de leitos no Hospital Regional de Cajazeiras, mesmo sem mortes, Bernardino teve que adotar medidas duras para conter o avanço da pandemia.

Neste sábado (04), só existem três casos positivos de coronavírus, segundo a secretária de Saúde Ruth Rany: “Temos uma equipe que trabalha das cinco da tarde às nove da noite com medidas de prevenção à Covid-19. Essas medidas foram tomadas a fim de combater o vírus e não termos agravamentos dos casos”, explicou a gestora.

Além de testes, o prefeito garante que uma equipe de saúde acompanha os pacientes acometidos da Covid-19, dando apoio neste período de isolamento.

Ruth Rany, secretária de Saúde de Bernardino Batista

Cenário nacional

Com quase 17 milhões de pessoas infectadas, o Brasil já ultrapassou o número de 470 mil mortes pela Covid-19. Na Paraíba, de acordo com balanço divulgado neste sábado, mais de 7 mil vidas foram perdidas na pandemia. Com um quadro negativo nos cenários estadual e nacional, Bernardino Batista endurece as medidas e amplia as ações contra a Covid-19.

Bernardino Batista

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: